Shantala é uma técnica de massagem milenar indiana que, apesar de não se ter registro da data do seu surgimento, teve origem em Kerala, no Sul da Índia. Contudo, só chegou ao ocidente na década de 70, trazida pelo médico francês Dr. Frédérick Leboyer.
Enquanto viajava pela Índia, ele observou uma mãe massageando seu bebê em uma calçada pública e foi pesquisar o motivo, assim descobriu que o método tinha o objetivo de acalmar e relaxar.
Depois, acabou dando o nome da mulher ao método. Então, descubra a seguir os benefícios desse toque terapêutico para o seu pequeno.
Índice de Conteúdo
Os benefícios da Shantala para o bebê
Veja a seguir as principais vantagens dessa técnica indiana:
- Amplia a capacidade respiratória, ao expandir a caixa torácica;
- Melhora a qualidade do sono, aumentando o tempo de sono profundo;
- Bem como, ativa a circulação sanguínea, alivia cólicas e melhora a digestão;
- Ajuda no desenvolvimento da consciência corporal e limites do seu corpo;
- Aumento do vínculo afetivo com o bebê;
- Fortalece o sistema imunológico.
Mais adiante você vai acompanhar em detalhes o passo a passo para a aplicação prática da técnica.
Como aplicar a técnica da Shantala
Primeiramente, retire toda a roupa do bebê e o apoie sobre uma manta, aliás, o ambiente deve estar com uma temperatura agradável. Em seguida, use um óleo, de preferência de origem vegetal, inclusive, não esqueça de friccionar o líquido nas mãos para aquecer e proporcionar um toque mais confortável.
Logo depois, comece a massagem do peito para as extremidades e trabalhe cada área do corpo do bebê. Use movimentos suaves e circulares, além do alongamento de cada membro, como:
- Braços;
- Mãos;
- Pernas;
- Pés;
- Costas;
- Barriga.
Depois, tire o excesso de óleo das mãos para aplicar a Shantala no rosto da criança, por exemplo:
- Em torno dos olhos;
- Nariz;
- Queixo.
Por último, retire o resto de óleo do bebê em uma banheira ou ofurô com água morna, de forma que cubra todo o corpo e o deixe relaxar por alguns minutos.
Quem pode aplicar essa técnica?
Assim com a mãe, qualquer membro da família pode aplicá-la, bem como seus cuidadores. O objetivo é estreitar os laços afetivos com o bebê.
Quando evitar fazer essa massagem?
Apesar de não ter contraindicação, evite a aplicação nas seguinte situações:
- Quando o bebê apresentar febre;
- Ou se estiver chorando ou irritadiço.
Uma vez que o objetivo da técnica é proporcionar bem-estar ao bebê e não o desconforto.
A Shantala no desenvolvimento do seu bebê
Estudos comprovam que ela proporciona o desenvolvimento biopsicossocial do seu pequeno, da família e seus cuidadores. Em síntese, aprender a cuidar é, também, uma oportunidade de autocuidado.
Vale destacar que crianças e adolescentes que tiveram contato com essa técnica na infância tornam-se indivíduos menos ansiosos, com facilidade de criar relacionamentos, inclusive, de forma mais saudável.
Como resultado, eles tendem a se transformar em adultos mais equilibrados e em harmonia com o mundo e consigo mesmo. Portanto, pratique a Shantala no seu filho, a fim de aumentar o seu bem-estar.