A afta em crianças é um problema comum nos primeiros anos de vida. Sobretudo, por causa do costume dos pequenos de colocar as mãos na boca. Mas, existem maneiras eficazes de tratar e prevenir. Dessa forma, neste artigo você descobre como.
Índice de Conteúdo
O que é afta em crianças?
São feridas que podem aparecer na parte interna da boca e normalmente doem. Além do mais, elas surgem de lesões que já existem na região. Então, o corpo para tentar curar o local, envia células de defesa que despertam a inflamação.
A bochecha é a área mais comum de encontrá-las. Aliás, quando acontece afta nos infantes pode ser ainda pior. Porque, os pequenos não sabem muito bem lidar com a dor, logo, ficam tristes e chorosos.
Muitas vezes essa feridinha pode atrapalhar até o apetite. Posto que muitas vezes comer com aftas na boca pode ser muito doloroso.
Causa da afta em crianças
É normal que essas feridas na boca indiquem baixa imunidade nos pequenos. Mas, também pode ser por causa da alimentação. Sobretudo, se nela estiver presente frutas como abacaxi, kiwi e limão.
O tomate também é outro alimento que pode causar afta em crianças. No entanto, existem outros motivos para o aparecimento delas:
- Falta de ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B no sangue;
- Genética;
- Estresse no dia a dia;
- Problemas de estômago como gastrite.
Tratamento
Em geral, os sintomas melhoram entre 7 e 14 dias sem nenhum medicamento. Mas, existem medidas que podem reduzir as dores que elas causam. Assim, é comum o uso de pomadas e remédios, porém, antes de usá-los deve-se passar no pediatra.
Como prevenir afta em crianças
Higienizar sempre a boca desde os primeiros meses de vida é a melhor maneira. Pois, muitos pais ficam com pena de limpar essa região nos menores. Entretanto, esse cuidado ajuda a evitar a afta infantil.
Isso deve ser rotina não só em casa, como nas creches e escolas. Além disso, a higiene das mãos é muito importante como método de prevenção. Porque muita sujeira pode ir para a boca por meio das mãos da criança.