garota apontando para o rosto que está cheio de bolinhas brancasSaiba o que fazer quando sofrer picadas de insetos
DayNight

Todo mundo já levou algumas picadas de insetos e o local coçou de um jeito quase incontrolável. Existem diferentes tipos de insetos no planeta, portanto, podem causar diversas reações alérgicas.

Essas alergias podem ser simples e quase não notáveis, mas também graves. Veja a seguir quais são elas e o que fazer para melhorar logo a seguir.

Veja quais insetos podem causar alergia na pele

As picadas de insetos nunca são legais, porque sempre trazem junto, nem que seja de leve, uma coceirinha, que passa rapidamente, mas ainda assim é chato.

Existem muitos desses bichinhos inconvenientes por aí. Sendo assim, há aqueles que não causam preocupação alguma, por outro lado, também há aqueles que geram um certo receio.

Alguns insetos que podem causar alergias à pele por meio de sua picada, começando do menos ofensivo e indo até os piores são:

  • Borrachudo;
  • Pernilongo;
  • Muriçoca;
  • Marimbondo;
  • Percevejo;
  • Formigas;
  • Abelha;
  • E o Aedes aegypti
mosquito pousado sobre um pedaço de pele humana
Picadas de insetos podem causar diferentes reações, inclusive, algumas graves

O que as picadas desses insetos podem causar

A maioria das picadas de insetos são mais tranquilas, pois, em geral, apenas coçam. Entretanto, existem algumas delas que podem levar à morte, como é o caso da dengue.

Há casos leves e outros medianos quando se trata de alergias. Todavia, podem ocorrer situações mais graves, que são os chamados de choque anafilático.

Como identificar essas picadas de insetos

Geralmente, as picadas de insetos produzem apenas coceira nos locais afetados, esse é o caso, por exemplo, do borrachudo, pernilongo, muriçoca, e percevejo. Entretanto, esse último libera saliva junto com a picada, o que irrita ainda mais a pele.

Com as formigas, a picada pode ser mais dolorosa. Visto que quase sempre atacam em bando, podem provocar, além da coceira, dor no local. Elas também carregam bactérias que transmitem doenças sérias para o ser humano.

As abelhas, entretanto, são piores que estes insetos citados acima, pois quando atacam, soltam o seu ferrão, que fica na pele da sua vítima trazendo dor ao local picado.

Aedes aegypti

Dentre todos, o mosquito Aedes aegypti é o mais perigoso, pois ele é o transmissor da dengue, doença responsável por matar muitas pessoas. Portanto, uma simples picada dele pode gerar diversos sintomas como diarreia, dor de cabeça, bem como dores no corpo todo.

mulher loira ao lado de uma criança e uma médica está examinando o braço dela
Saiba o que fazer quando sofrer picadas de insetos

O que fazer quando sofrer picadas de insetos

Quando as picadas de insetos causarem reações alérgicas leves, como coceira ou vermelhidão, basta passar um pouco de gelo no local afetado ou usar alguma pomada própria para isso.

Se a picada causar uma reação mais forte, como um choque anafilático, corra depressa para o hospital mais próximo, ou ligue para o 192. Pois nunca se sabe o que pode acontecer, sendo possível levar a pessoa à morte.

Como se prevenir do Aedes aegypti

Esses insetos gostam de estar em locais com água parada. Portanto, esteja sempre de olho em como estão as coisas ao redor de sua casa. Assim, confira a seguir algumas medidas úteis para a prevenção:

  • Elimine o foco de água parada;
  • Use repelentes;
  • Mantenha o local de jogar lixo organizado;
  • E cuide da limpeza ao redor de sua casa.

By Ana Paula

Mãe de 2 meninas, Ana Paula é Gaúcha e ama falar de crianças. Empreendedora, escritora de diversos sites sobre os mais variados assuntos, faz parte da equipe do Filhos & Poesia para apresentar o melhor conteúdo sobre os pequenos e pequenas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DayNight