A umidade prejudica as crianças quando seus níveis são muito altos. Por isso, saber como cuidar do ambiente é ideal para proteger a sua família. Então, conheça algumas dicas para usar no dia a dia e evitar problemas graves de saúde.
Índice de Conteúdo
Saiba como o excesso de umidade prejudica as crianças
O maior problema dessa condição é que ela causa a origem e aumento de fungos, bactérias e ácaros. Assim, enquanto uns ficam em superfícies, outros viajam pelo ar e podem abrigar-se em diversos objetos dos pequenos. Bem como, almofadas, tapetes e pelúcias.
A umidade pode ter causas diferentes. Por exemplo, algumas regiões possuem este traço naturalmente. Mas, falhas na estrutura da casa também podem ser o início da questão.
Veja quais doenças este problema pode gerar
O início ou piora de alergias e doenças respiratórias são apenas algumas das formas pelas quais a umidade prejudica as crianças. A seguir, cheque uma lista com todos os quadros que podem surgir:
- Rinite;
- Sinusite;
- Bronquite;
- Pneumonite hipersensível;
- Asma;
- Pneumonia;
- Doenças de pele como a micose;
- Alergias oculares, por exemplo, a conjuntivite.
Sintomas como tosses, espirros, dores de cabeça, nariz congestionado, muco, falta de ar e cansaço são comuns nos casos acima. Ou ainda, coceira nos olhos e irritações na pele.
Condições como a pneumonite hipersensível podem levar a um transplante de pulmão ou até a morte. Os pequenos, em especial, são mais frágeis e sujeitos a riscos. Por isso, é vital ter atenção a estes sinais.
Como combater problemas de umidade
Questões estruturais, bem como, infiltrações precisam da ajuda de um profissional. Mas, existem cuidados que qualquer um pode adotar e vão auxiliar quando o problema for a falta de ventilação:
- Abra as janelas sempre que possível, afinal, o ar e o sol combatem a umidade;
- Limpe a casa com um pano molhado para impedir a poeira de subir;
- Opte por tintas com ação antibactérias;
- Evite o uso de umidificadores de ar e mantenha o filtro do ar condicionado limpo;
- Faça a higiene de itens como pelúcias, tapetes e almofadas com maior frequência;
- Abra as portas dos armários para ventilação e deixe espaço entre móveis e paredes;
- O desumidificador de ar pode ser uma opção em casos extremos.
Para remover o mofo, use uma mistura de água e água sanitária e após deixá-la agir por alguns minutos, utilize uma esponja. Enfim, essas dicas evitarão problemas vindos por tal questão e talvez uma mudança desnecessária.
A umidade prejudica as crianças quando não há cuidado
Esta condição pode gerar inimigos silenciosos. Mas, com atenção aos pontos mostrados acima, é possível evitar problemas graves. Assim, simples passos podem fazer toda a diferença na saúde dos pequenos e da família em geral.