O tempo seco para crianças junto com a poluição do ar que é mais evidente nessa época, traz sintomas que levam ao desconforto. Ou ainda, prejuízos vindos de doenças graves. Por isso, veja dicas práticas e divertidas para evitá-los e manter a saúde dos pequenos.
Índice de Conteúdo
Conheça os agravos do tempo seco para crianças
A umidade do ar deve ter um nível entre 40% e 70% para gerar um ambiente ideal para o corpo humano. Mas, em algumas épocas do ano, certos lugares têm taxas por volta de 30% e 20%. Assim, a falta de atenção e cuidados essenciais podem gerar estes indícios:
- Sangramento nasal;
- Irritação na garganta;
- Pele seca e doenças na área;
- Coceiras e vermelhidão nos olhos;
- Início ou piora de doenças respiratórias, bem como, a asma, bronquite, rinite e gripe;
- Falta de ar;
- Cansaço;
- Enjôos;
- Fraqueza;
- Dores de cabeça.
Esses sintomas são sinais de desidratação e precisam de atenção para que o quadro não piore. Além disso, a redução de idas ao banheiro e um xixi escuro, também, podem ser indícios do problema. Então, recomenda-se uma visita ao médico nesses casos.
Saiba afastar os maus resultados do tempo seco para crianças
Há passos vitais para evitar os sintomas que esta condição do clima pode trazer. Assim, para anular o risco de desidratação em crianças, dê sempre líquidos aos pequenos.
Mesmo que eles não peçam, é importante fazer isso a cada uma ou duas horas, junto com estes cuidados:
- Dê água, sucos, chás e água de côco;
- Outras opções são frutas com muito líquido, bem como, laranja, melão e melancia;
- Hidrate a pele com produtos especiais para crianças e use protetor solar;
- Passar soro fisiológico nas narinas seis vezes por dia evita que a região fique seca;
- O mesmo produto, ou então, um colírio serve para acabar com a irritação nos olhos.
A perda de sangue pelo nariz pode ser fruto de rachaduras ou feridas. Assim, para lidar com este tipo de situação, basta manter a cabeça da criança reta e pressionar as narinas por cinco minutos com um pano ou lenço. Enfim, se o caso persistir, deve-se buscar um médico.
Cuide do ambiente
Evite sair nas horas mais quentes e faça programas em casa, para criar meios de controlar a umidade. Bem como, com o uso do umidificador, toalhas molhadas ou bacias com água nos locais.
Dicas para incentivar as crianças a se hidratarem
Há opções para aplicar esses cuidados em casa de forma divertida. Assim, peça ajuda dos pequenos para fazer picolés de frutas e sucos. Ou então, faça jogos e desafios com direito a brindes para quem beber mais água, monte um quadro para ajudá-los a ver os pontos.
Pequenos cuidados geram grandes benefícios
O tempo seco para crianças representa um risco. Afinal, para eles pode ser difícil deixar claro o que sentem algumas vezes e os sinais podem ser sutis. Por isso, atente-se a esses passos e dicas para manter seus pequenos saudáveis e seguros.