O choro de bebê é a forma como o seu filho fala com você. A comunicação é a principal coisa que as pessoas utilizam para expressar seus sentimentos e emoções e ela se torna mais comum por meio da fala. Entretanto, para os pequenos, ir as lágrimas é a única maneira de se expressar.
Por isso, torna-se mais do que necessário compreender os motivos por trás desse ato. Assim, continue lendo e veja dicas de como se comportar nesta situação e entenda como diferenciar os tipos de choro.
Índice de Conteúdo
Como o bebê reage ao chorar?
Esse é o seu jeito de se expressar e a maioria vai chorar até que seja feito os cuidados de que ele precisa, por exemplo, diminuir a sua dor, em caso de dente nascendo ou cólicas.
Há bebês, por outro lado, que vão ficar chateados e não vão chorar, irão apenas se fechar e demonstrar pouca ou quase nenhuma emoção. Logo, se o seu filho não responder a estímulos, é preciso buscar ajuda médica.
Teoria da manada: se uma criança chora perto do seu bebê, o que acontece?
Essa teoria se caracteriza pela capacidade que os seres humanos possuem de repetir um comportamento observado de alguém que pode influenciá-lo sem querer ou com intenção.
Caso uma criança chore perto do seu bebê e ele observa isso é bastante comum que ele entre na onda e abra o berreiro também. Principalmente, porque os bebês são observadores e podem imitar comportamentos alheios.
As razões pelas quais acontecem o choro de bebê
Há inúmeras possibilidades, desde fome até saudade do carinho de pai e mãe. Contudo, as causas mais comuns para que eles chorem são:
- Fralda molhada ou suja;
- Fome;
- Gases;
- Ansiedade ou medo;
- Dores de cabeça;
- Cólicas, refluxos ou alergias alimentares;
- Sonolência ou cansaço;
- Desconforto.
Veja o que fazer para parar o choro de bebê
É de extrema importância buscar entender o que a criança está sentindo no momento do choro, para que assim seja possível o acalmar.
Como visto no tópico acima, existem diversas causas para o choro de bebê. Assim, observe se é por um desses motivos que o seu filho está chorando e tente resolver. Dessa forma, algumas dicas são:
- Envolva o bebê em um cueiro para que ele se sinta seguro e confortável;
- Abafe ruídos barulhentos, por exemplo, aspirador de pé, secador de cabelo;
- Faça um movimento que tenha um ritmo para o seu bebê, como passear com ele em seu carrinho;
- Permita que a criança fique com a chupeta, se ele quiser.
Entenda o que fazer quando o choro de bebê acontece
O primeiro passo é manter a calma, não se culpar por não conseguir controlar o choro logo de cara e também não se desespere, mesmo que pareça uma missão impossível fazê-lo parar de chorar.
O que não fazer quando a criança chora?
Muitos erros podem ser cometidos, pelo desespero na hora que a criança chora, por isso, é necessário atenções especiais a certas atitudes. Como, se culpar excessivamente pelo choro do bebê, o que vai gerar frustração.
Também não dispense ajuda, é importante não lidar com tudo sozinha. Lembre-se que pedir socorro a família e amigos não é sinal de fraqueza.
6 dicas e sinais para reconhecer o choro de bebê
Ainda que ele não consiga explicar o que ele realmente está sentindo com palavras, o choro pode ajudar a entender o que o que o seu filho está sentindo.
Uma vez que nem todos são iguais, existindo diferenças de choramingo, gritos, dentre outros. Confira a seguir os principais deles.
1 – Fome e sede
É um choro mais longo e de baixa frequência, geralmente vem acompanhado de dedo na boca, movimento de sucção e mãos abrindo e fechando.
2 – Choro de bebê quando ele está cansado ou desconfortável
É um choro magoado, que vai crescendo, mostrando que o sono chegou, acompanhado de olhos cansados e bocejos.
Como solucionar: o ideal é não chegar a tal nível de cansaço, pois é mais difícil de fazer o bebê adormecer. Porém, caso tenha chegado, leve a criança para um local calmo e tente fazê-lo dormir.
3 – Susto e medo
A reação de susto que os bebês têm é parecida com a sua, o choro é acompanhado de gritos e pequenos saltos.
Como resolver: coloque-o em seu colo e faça carinho nele, até que o mesmo se acalme.
4 – Excesso de estímulos pode levar ao choro de bebê
Geralmente em locais muitos barulhentos, o bebê irá ficar rabugento e o seu choro é um modo de reclamar.
Como solucionar: leve a criança para um ambiente tranquilo.
5 – Dentes
A criança irá babar, perder o apetite e colocar tudo na boca, choro esse que, vai ocorrer entre o 7ª e os 12ª meses de vida.
Como resolver: ofereça a ele um mordedor para rasgar a gengiva ou use pomadas específicas.
6 – Cólicas é um dos principais motivos de choro de bebê
Gritos intensos e prolongados e movimentos inquietos, seu pico é até os 3 meses de vida e ocorre geralmente depois da mamada e no começo da noite.
Como ajudar o seu filho: tente posições reconfortantes, como massagem, esticando e encolhendo as pernas.
Veja como manter a calma quando começar o choro de bebê
Ficar tranquila é fundamental para não deixar a criança ainda mais agitada, então, para isso confira algumas sugestões a seguir:
- Respire fundo;
- Conte até dez;
- Tenha um mantra, que nada mais é do que uma palavra ou frase que será repetida várias vezes, por exemplo: “tudo vai ficar bem”.
6 dicas para lidar com o choro de bebê
Agora que já conhece as principais razões e como identificar cada uma delas, veja o que fazer quando seu filho começar a chorar.
1 – Peça ajuda
Se você estiver muito cansada ou muito estressada, o ideal é pedir ajuda para alguém, porque provavelmente você sentirá muito dificuldade de interpretar e lidar com o choro do seu filho.
2 – Faça uma massagem para acabar com o choro de bebê
Uma massagem que o faça relaxar, dessa maneira, ele vai se acalmando aos poucos.
3 – Leve-o para um local calmo
Se o bebê se encontra em um ambiente muito movimentando e cheio de barulho, isso vai cooperar para o choro de bebê. Logo, vá com ele para outro lugar.
4 – Busque passar segurança
Por mais difícil e desesperador que seja, quando a criança está chorando, o ideal e passar segurança para ele. Por isso, tente ao máximo fornecer isso, a fim de controlar a situação.
5 – Observe os horários em que mais acontece o choro de bebê
Caso ele chore mais de noite, pode ser por cansaço, ou seja, ele talvez não esteja dormindo o necessário. Assim, ele acumula o sono o dia todo e isso reflete em sua agitação noturna.
6 – Mantenha a calma
Respire fundo, pense positivo e busque se acalmar, para que dessa forma, evite se desgastar. Para que assim você forneça para a criança uma assistência mais qualificada e seja possível compreender melhor o que o choro quer dizer.
Agora que já conhece mais sobre o assunto, vai tirar de letra os choros do seu filho. Além disso, vai se manter tranquila e saberá exatamente o que fazer.