imagem em preto e branco de um menino gritando em um microfoneMotivo por trás de criança repetindo palavras
DayNight

É comum você ver uma criança repetindo palavras, ainda mais nos primeiros anos de vida. Mas, esse é um processo essencial no desenvolvimento delas e que os adultos podem ajudar. Portanto, entenda a seguir, o que deve ser feito nessa fase.

Fala e linguagem não são a mesma coisa

Os conceitos muitas vezes se confundem, mas têm diferenças entre si. Existem frases que comunicam algo e outras que não, mas ambas têm o mesmo objetivo, o de interação.

Fala

É a simples emissão ou reprodução de um som escutado. Por exemplo, quando você tenta cantar uma música em inglês, sem conhecer o idioma. O sentido das palavras não importam, são apenas termos fora de contexto.

Linguagem

Nesta, por outro lado, é preciso que as palavras estejam dentro de um contexto. Isto é, que façam sentido e que ajudem na comunicação. Este é o momento em que a criança forma frases e sons compreensíveis.

Dito isso, observe como a linguagem se desenvolve de acordo com a idade do pequeno, para saber se o mesmo está tendo um avanço dentro dos padrões.

Desenvolvimento da linguagem

A maioria das crianças têm facilidade para aprender coisas novas e é claro que para falar não poderia ser diferente. Afinal, quanto mais velhas ficam, mais guardam e sabem usar o que aprenderam.

Veja, a seguir, com quanto tempo elas começam a desenvolver a habilidade da fala:

  • 9 meses: tenta reproduzir os sons e termos escutados;
  • 12 meses: chama pelos pais (papa/mama) e compreende mensagens;
  • 18 meses: fala uma quantidade de até 26 palavras;
  • 24 meses: fala o próprio nome e o dos parentes, distingue objetos, repete;
  • 3 anos: grande melhora ao se expressar e se comunicar.

Depois de saber dessas informações básicas, é hora de passar para o segundo passo, ou seja, entender quais podem ser as causas e as consequências do problema.

Criança repetindo palavras, o que pode ser?

Acima de tudo, é preciso saber que a repetição é um processo natural e faz parte do aprendizado. Mas, quando em excesso e até mesmo sem sentido pode denunciar algum distúrbio. Portanto, entenda mais sobre eles.

Ecolalia

Essa é a principal causa dos problemas de comunicação. Apesar disso, é pouco falado e ainda muito desconhecido.

O que é?

A Ecolalia é um distúrbio que afeta, em grande parte, crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Trata da repetição dos sons e frases ouvidas pelo indivíduo, tornando a comunicação muito difícil.

Por que ocorre?

Acontece quando apenas a fala se desenvolve de maneira acelerada. A criança repetindo palavras, deste modo, não consegue entender o que é falado, apenas repete sem controle nenhum.

mulher sentada no chão sorrindo e falando com uma bebê que a encara
Os motivos por trás da criança repetindo palavras

Tipos de Ecolalia

Ao contrário do que se pensa, a repetição da Ecolalia acontece de três formas e em momentos diferentes. Portanto, veja quais são eles a seguir:

  • Imediata: a frase é repetida no mesmo instante em que foi dita;
  • Tardia: repete-se a frase horas, ou dias depois;
  • Mitigada: Ecolalia tardia, mas que indica desejo de comunicação.

Tratamento

A Ecolalia não ocorre somente na infância, mas em diferentes momentos da vida. Portanto, no caso da criança repetindo palavras, deve atentar-se para algumas medidas que podem e devem ser tomadas:

  • Não repreender o pequeno;
  • Ensinar as respostas corretas;
  • Fazer com que a criança complete frases;
  • Apresentar novas frases e reforçar com imagens;
  • Promover a socialização;
  • Buscar um fonoaudiólogo.

Ofereça apoio para a criança se desenvolver

É essencial que, ao ver alguma criança repetindo palavras, deve-se agir de acordo com uma boa conduta de tentativas de interação e inclusão.

Você deve reconhecer um caso natural, e outro em que há distúrbio. Saber diferenciar fala e linguagem e estar ciente das melhores medidas a serem tomadas, são elementos fundamentais para um apoio no desenvolvimento do pequeno.

Agora você sabe que essa situação é mais normal do que se pensa, com incentivo e respeito, as crianças serão bem inseridas na sociedade.

By Jéssica V. Corrêa

Jéssica é redatora e especialista em criação de conteúdo SEO. Mora em Leopoldina, no estado de MG. Sempre encontrou nos livros uma fonte inesgotável de prazer e inspiração, agora usa a escrita para transmitir seu entendimento sobre diferentes assuntos e conceitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DayNight