A poesia infantil de Cecília Meireles tem grande relevância para a literatura brasileira. Assim, ela foi a responsável por criar a primeira biblioteca para o público infanto-juvenil. De fato, isso mostra o empenho da poetisa para difundir a literatura nos pequenos.
O seu primeiro livro voltado para os baixinhos foi “Criança, meu amor” e teve grande destaque. Aliás, a escritora teve fama com obras para o público adulto e transitou por entre diversos gêneros. Enfim, para saber mais sobre ela e seus escritos, continue a leitura a seguir.
Índice de Conteúdo
A vida e a poesia infantil de Cecília Meireles
Essa escritora nasceu em 7 de novembro de 1901, é carioca e foi criada pela avó, pois nasceu órfã de pai e perdeu a mãe aos três anos.
O interesse pela literatura nasceu na infância, assim com nove anos ela já escrevia poesias. No entanto, seu primeiro livro “Espectros”, foi lançado somente quando ela tinha 18 anos.
Além de escrever mais de 50 livros, trilhou carreira no jornalismo, na pintura e na educação. Então, como professora, seguiu os mesmos passos de sua mãe.
Cecília ensinou no curso infantil e foi mais além, pois escreveu um livro didático. Aliás, ela também lecionou em cursos universitários.
Aclamada em vida e memória, a autora de crônicas, prosas, contos e poesias morreu em 1964 dois dias após seu aniversário.
Prêmios da autora Cecília Meireles
Ela faz parte dos grandes nomes da literatura, principalmente por ser versátil. Assim, a poesia infantil de Cecília Meireles e suas outras produções receberam aplausos do Brasil e do mundo, com direitos a homenagens e prêmios, confira.
Prêmios no Brasil
Aqui ela recebeu nobres títulos em vida e após sua morte, veja os de maior destaque a seguir:
- Prêmio de Poesia Olavo Bilac pelo livro Viagem;
- O Jabuti de Tradução Literária pelo livro Poemas de Israel;
- Além de outro prêmio Jabuti de Poesia pelo livro Solombra;
- E, por fim, a premiação Machado de Assis por toda sua obra.
Homenagens pelo mundo
Cecília falava vários idiomas. Dessa forma, a poetisa viajou para vários países e teve sua carreira reconhecida em alguns deles:
- No Chile: Ordem de Mérito e uma Biblioteca com seu nome;
- Já na Índia: título de Doutora Honoris Causa por uma tradução literária.
5 livros da poesia infantil de Cecília Meireles
Cecília fez parte da Segunda Geração do Modernismo, mas circulou em outros movimentos. A maior poeta brasileira variou nos estilos, como o simbolismo, romantismo, bem como o parnasianismo.
Em todos os gêneros a autora sempre incluiu o lírico. Suas obras para crianças são musicais, lúdicas, espirituais, entretanto, sem deixar de abordar temas sociais.
A diversidade da escrita dessa famosa escritora é notada no conjunto de sua obra, assim como o poetismo. O empenho da poetisa na formação das crianças tem efeitos até hoje. Definitivamente, pelos projetos educacionais e por suas obras na literatura infantil.
Isso pode ser confirmado com a lista de livros a seguir. Confira:
- Criança, meu amor;
- Ou isto ou Aquilo;
- O menino Azul;
- Canção da Tarde no Campo;
- Olhinhos de gato.
1- A poesia infantil de Cecília Meireles: “Criança, meu amor”
Como o próprio título sugere, este livro é direcionado às crianças. Então, essa coleção de cantigas pedagógicas foi a primeira obra da autora. Portanto, não poderia ser esquecida nessa lista de seletas produções da poetisa.
O “Criança, meu amor” ensina valores humanos, como amor, respeito e bondade. Mas, a doçura e a fantasia mostram o tema de forma delicada. Esse traço é um estilo de escrita de Cecília. As crônicas em prosa poética expressam a musicalidade dos textos da mesma.
Ficha Técnica
- Editora: Global
- Edição: 3ª edição (1 de janeiro de 2013)
- Páginas: 64
- Dimensões: 26.8 x 18.6 x 0.8 cm
O livro “Criança, meu amor” pode ser comprado na Amazon e Americanas.
2- Ou isto ou Aquilo
Essa obra da poesia infantil de Cecília Meireles é um clássico da literatura brasileira. Pois, batizou um novo estilo nos temas da poesia infanto-juvenil.
O livro aborda o dilema de tomar decisões na vida. Assim, a temática busca validar as emoções das crianças. A musicalidade e o lúdico tão conhecidos de Cecília estão em cada verso. Dessa maneira, o rigor da renúncia ao fazer escolhas, fica suave na escrita poética.
Ficha Técnica
- Editora: Global
- Edição: 7ª edição (1 de janeiro de 2014)
- Páginas: 64
- Dimensões: 20.4 x 26 x 0.4 cm
O livro Ou isto ou Aquilo pode ser comprado na Amazon e Americanas.
3- O Menino Azul é uma poesia infantil de Cecília Meireles
A autora explora cenários naturais neste lindo texto. Em suma, a obra é um pequeno livreto criado a partir do poema.
Conta a curta história de um menino sonhando com a amizade de um burrinho. Conforme as páginas passam, os versos mostram a imaginação detalhista do garoto.
Ficha Técnica
- Editora: Global;
- Edição: 3ª edição (1 de janeiro de 2013);
- Páginas: 24
- Dimensões: 26.6 x 22.6 x 0.4 cm
O livro O Menino Azul pode ser comprado na Amazon e Americanas.
4- Canção da Tarde no Campo
O livro retrata a jornada de vida de um homem, que está ligada à natureza, tal como flores, palmeiras, pedras e estrelas. Sem dúvida, o enredo bem feito nessa poesia infantil de Cecília Meireles é capaz de atrair todos os públicos.
Ficha Técnica
- Editora: Global
- Edição: 4ª edição (1 de janeiro de 2013)
- Páginas: 24
- Dimensões: 26.92 x 22.1 x 1.27 cm
O livro Canção da Tarde no Campo pode ser comprado na Amazon e Americanas.
5- Olhinhos de Gato é uma poesia infantil de Cecília Meireles
Pouco popular, esse livro merece destaque na nossa lista de obras célebres da poetisa, porque a autora escreveu essa obra infanto-juvenil sobre sua vida.
Ela detalha fatos memoráveis da sua infância em uma narrativa poética. Por isso, vale a pena conhecer o contexto vivido por ela.
A história da menina de olhos azuis, Olhinhos de Gato, é marcada pela dor da perda pela morte dos pais. Todavia, as descobertas, os costumes, as brincadeiras e o fim da infância foram frisados.
Essa poesia infantil de Cecília Meireles é um livro perfeito para entender as influências e os ideais da ilustre carreira dessa autora.
Ficha Técnica
- Editora: Global
- Edição: 4ª edição (1 de janeiro de 2015)
- Páginas: 184
- Dimensões: 22.6 x 15.4 x 1.2 cm
O livro Olhinhos de Gato pode ser comprado na Amazon e Americanas.
Caso você, pai e mãe não conhecem a autora, vale a pena conferir. Dessa forma, podem ler em conjunto com os seus pequenos.