Filha é uma daquelas palavras que nem se pensa muito no significado ao dizer. Afinal, faz parte do cotidiano, portanto, talvez ninguém nunca tenha parado para pensar sobre o assunto. Mas, no post de hoje, você vai conhecer a sua definição e principais características.
Vai descobrir também de onde surgiu e algumas das expressões mais conhecidas. Sem dúvida, as palavras têm mais poder do que muitas pessoas podem imaginar. Então, para saber mais a respeito, continue a leitura até o final.
Índice de Conteúdo
Definição da palavra filha
O significado é: aquela que originou-se dos pais, logo, refere-se a uma relação familiar. De acordo com alguns dicionários, também pode significar cria do sexo feminino. Segundo outras fontes, descendente e oriunda servem como definição.
Normalmente o termo é usado em conversas informais do cotidiano, principalmente quando existe uma relação de carinho. Dessa forma, é comum dizer “querida” e “meu bem” como sinônimos do vocábulo. Nesse sentido, não é necessário ter uma ligação familiar para usar tais palavras.
Características do termo
É definida como substantivo feminino, classe gramatical que serve para nomear alguma coisa ou alguém. Então, conheça mais algumas características da palavra filha:
- Quantidade de letras: 5;
- Número de vogais: 2 (i – a);
- Consoantes: 3 (f – l – h);
- Separação silábica: fi-lha;
- Masculino: filho;
- Sinônimos: menina, herdeira, sucessora, primogênita.
Expressões relacionadas à filha
Uma expressão é um tipo de comunicação popular, que identifica uma determinada região ou grupo. Por exemplo, na frase a seguir existe uma gíria, a palavra “fia”:
- “Ô fia, busca um copo de água para a sua mãe, por favor”.
Este é um jeito carinhoso de chamar alguém por quem se tem grande consideração e é muito popular no Piauí. Segundo o historiador Nunes, este tipo de expressão surgiu da mistura de povos.
“Filhinha do papai ou da mamãe” também é uma gíria comum. De acordo com o dicionário informal, refere-se a uma pessoa bancada pela família, patricinha. Atualmente, é um termo comum usado no cotidiano e que teve origem em Roma.
Nesse sentido, a palavra referia-se a pessoas da aristocracia, uma forma de nobreza hereditária.
Outra aplicação
Esta é uma palavra que também pode ser usada para indicar criação ou geração. Por exemplo, Pedro Barca disse: “A coragem é filha da prudência, não da temeridade”. Por vezes, ela descreve uma relação de carinho e afeto, o que nem sempre envolve pai e mãe.
Conceito da palavra filha com base no hebraico
Traduzindo o termo do hebraico o resultado é “bên”, nesse idioma cada letra significa algo. Ou seja, juntando todos os caracteres, temos: alegria ou vida da casa. Então, é provável que você já tenha ouvido alguém dizendo isso sobre os filhos.
Geralmente os pais fazem este tipo de comentário. Assim, descrevem como se sentem, afinal, este é um laço muito forte, seja qual for o idioma ou a cultura.
A utilização desse termo é comum no dia a dia dos pais e mães. Isso porque, pode-se estar chamando alguém, ou ainda, sendo chamada. Por fim, agora você já sabe muito mais sobre essa palavra e suas características.