Os filhos de Ogum são pessoas que têm uma ligação espiritual com esse orixá e ele serve como um guia das suas vidas para lhes ajudar em suas decisões do dia a dia.
Os filhos de Ogum são todos os que possuem um vínculo espiritual e uma conexão especial com esse orixá. Por isso, eles recebem a sua proteção, os seus conselhos e têm uma personalidade similar ao que a entidade mostra, saiba mais a seguir.
Índice de Conteúdo
Quem são os filhos de Ogum?
Os filhos de Ogum são descendentes da entidade que é um orixá da cultura iorubá e atua como uma das principais do panteão africano. Dessa forma, ele é conhecido de várias formas como as que estão a seguir:
- guerreiro valente e protetor;
- senhor das batalhas,
- dono da força;
- senhor do ferro;
- Deus da tecnologia;
- senhor da justiça e do caminho.
No Candomblé, que é uma religião afro-brasileira conhecida, os seus filhos são indivíduos que têm uma relação próxima e dedicada com a entidade espiritual. Portanto, seguem nessa tradição religiosa por meio da iniciação, que inclui rituais específicos.
Como funciona a iniciação?
Esse início é um período onde as pessoas devem cumprir algumas obrigações e aprender os cantos e danças sagradas. Além disso, devem usar símbolos e adereços que tenham associação à imagem do orixá.
Como são os filhos de Ogum?
Os filhos de Ogum tem uma grande força interior, coragem e determinação. Então, eles são vistos como pessoas resilientes, que enfrentam os desafios da vida com bravura e têm batalhas tanto no plano espiritual quanto no material.
Quem recebe a orientação desse orixá são protetores, guerreiros e defensores dos direitos e da justiça. Mas, vale dizer que na tradição do Candomblé, cada filho tem características e qualidades únicas que refletem aspectos específicos da personalidade e da energia de Ogum.
Como são seus perfis?
Algumas dessas pessoas têm um perfil mais voltado para a guerra, com a qualidade de serem destemidos e aguerridos. Enquanto isso, outros se dão melhor com a tecnologia e a habilidade manual, com talento para trabalhos com metal e ferro.
Há também aqueles que são bons mediadores, que defendem a justiça e buscam a equidade e o equilíbrio em suas ações. Por isso, são pessoas que se dão bem em diversas áreas de trabalho.
Como se escolhe os filhos de Ogum?
Definem-se os filhos de Ogum por meio de rituais e sinais específicos que indicam seu alinhamento com essa divindade. Assim, ao longo das cerimônias religiosas, eles se vestem com trajes e adereços associados a ela, como a espada, o machado, a lança e a armadura.
Os objetos representam a proteção e a força do orixá e se usa eles durante as danças e os rituais em sua honra. Além disso, vale dizer que também se cultua Ogum em outras religiões, como a Umbanda e o Batuque.
Nessas tradições, os descendentes também têm um papel crucial como intercessores entre o divino e os seres humanos. Assim, eles conversam com ele em busca da proteção e da orientação da entidade em suas vidas.
Quem pode ter uma relação com a entidade?
É válido ressaltar que os filhos de Ogum são assim a partir de sua conexão espiritual e simbólica. Assim, qualquer um pode ser um filho, desde que tenha uma relação dedicada e reverente com essa divindade, de modo a respeitar suas tradições e valores.