Existe um bichinho que costuma causar um certo pavor nas pessoas, conhecido como piolho. Sem dúvida, ele é o terror de muitas crianças e principalmente, dos pais.
Para saber mais sobre o assunto, por exemplo, como isso acontece e como livrar seu pequeno deste incômodo, continue acompanhando o texto a seguir.
Índice de Conteúdo
O que causa a pediculose?
Esse é o termo médico usado para esse problema, assim sabe-se que é bem mais comum entre crianças, devido aos constantes contatos físicos, seja na escola, rua ou em qualquer outro lugar onde possam haver muitos pequeninos juntos. Por causa dessa proximidade direta ou indireta, como:
- Brincadeiras;
- Usar a escova de cabelo do coleguinha, dentre outras, pode ocorrer a transmissão de piolhos.
Ao contrário do que alguns pensam, eles não podem voar de uma cabeça à outra. Entretanto, o que pode acontecer é o vento carregar o bichinho, uma vez que ele é leve e pode ser facilmente levado.
A infestação de piolho também é comum em adultos?
Com adultos também é possível ocorrer a pediculose, porém, em escala menor, devido aos contatos menos frequentes entre si.
Saiba como identificar uma infestação de piolho
Os piolhos são insetos que se alimentam com o sangue dos mamíferos e se reproduzem com rapidez. Em sua maioria, são encontrados na base dos fios de cabelo.
Quando ele pica o couro cabeludo para se alimentar do sangue, libera em sua saliva algumas substâncias que causam coceiras. Portanto, a forma mais fácil de se identificar uma pediculose é através da coceira na cabeça.
Existem casos de pessoas que estão infestadas, mas não sentem esse sintoma. Por isso, a proliferação dos piolhos pode se estender de forma mais fácil, uma vez que, por não estarem cientes do problema, saem sem se cuidar e acabam passando adiante.
O que essas coceiras podem causar?
Como a picada faz o couro cabeludo coçar bastante, podem acabar causando ferimentos. Portanto, o local pode ficar vermelho e pequenas feridas também podem surgir.
Não há nada de mais grave, então, você e seu filho não precisam se desesperar. Dessa forma, o próximo passo é se livrar de vez desses bichinhos inconvenientes.
Como diminuir a proliferação de piolho?
Embora se ouça falar que os piolhos preferem cabelos sujos, isso não é verdade. A falta de higiene realmente colabora para a infestação, todavia, mesmo em cabelos limpos eles podem se instalar. Portanto, sempre lavar os cabelos não é exatamente uma prevenção à pediculose.
Como ela é mais comum em crianças, é necessário os pais estarem sempre atentos aos cabelos de seus filhos. O pente fino é uma das formas de eliminar esses indivíduos, portanto, sempre passá-lo é essencial.
Pais e mães, se o seu pequeno estiver com piolho, é sua responsabilidade avisar a escola. Contudo, não é necessário deixar o filho em casa durante o tempo de infestação, apenas manter as medidas protetivas.
No caso das meninas, uma forma de diminuir a proliferação é amarrar os cabelos, pois assim não estará totalmente exposto ao vento, impedindo que este carregue o inseto, transferindo ele de uma cabeça à outra.
É interessante também alertar à criança infestada que não empreste nada aos colegas, além disso, alertar aos não infestados para evitar contatos físicos, mas isso sem deixar o coleguinha constrangido.
Para evitar a proliferação de piolhos:
- Passe pente fino com frequência;
- Evite contatos físicos em excesso;
- Amarre os cabelos, se eles forem bem compridos;
- Evite contato com objetos de pessoas com piolho.
Outra dica é lavar os cabelos com shampoo e com óleo de oliva, isso irá sufocar os danados, matando-os. Logo em seguida, deve-se passar o pente fino, para assim retirar os bichinhos mortos que ficam presos na base do cabelo.