Ninguém gosta de escutar uma criança gritando, além de chamar atenção esse acontecimento na vida infantil pode ser causa de algum problema mais sério ou apenas uma fase. Então, veja dicas para entender.
Índice de Conteúdo
Fase dos gritos Infantis
Pode iniciar entre os 18 e 24 meses de vida e a habilidade vocal das crianças começa a ser usada. Sendo assim, é um fato normal na vida deles.
Com o gritos a criança pode se comunicar e mostrar o que ela sente. Assim, elas podem mostrar que algo está ruim ou bom e a criança começa compreender que o grito é o meio mais fácil de pedir algo.
Nesse período, as crianças produzem hormônio e isso altera o seu humor. Então, é difícil ela compreender e resistir a essas mudanças se que possa se expressar.
Não faça isso se ver uma criança gritando
Quando vemos uma criança gritando, fica-se comido, modifica nossas emoções, isso porque, queremos ver as crianças felizes. Então, reações negativas podem contribuir para que esse comportamento continue. Assim, você não deve:
- Agredir, bater;
- Oferecer todos os itens da casa, colocar de castigo, xingar, se retirar do ambiente;
O que pode ser feito para ajudar crianças que gritam?
Mantenha-se presente e calmo todo tempo, isso é de extrema importância, em seguida coloque-se no lugar dessa criança gritando usando frases que descrevam sentimentos que ela está enfrentando, seja o apoio que ela precisa sem dar a solução que ela deseja.
Além das dicas acima, tem mais algumas frases que podem ser usadas como
- “Percebi que está difícil controlar seus sentimentos hoje”
- “Você está falando muito alto, vamos falar baixinho?”
- “ Eu entendo que é difícil esperar quando se está com fome”
- “ Você queria se vestir sozinho e eu atrapalhei você?”
É importante nesses momentos os pais ou responsáveis que estiverem com a criança evitarem palavras de julgamento ao comportamento no intuito que ela pare de gritar.
Usando distrações para acalmar uma criança nervosa
O desenvolvimento infantil é uma aventura fascinante ao mesmo tempo enlouquecedora. Contudo, muitas vezes o inesperado acontece em um lugar público como no mercado.
Nessa hora muitos responsáveis se veem sem saída e para contornar a situação acabam cedendo a chantagem emocional ocasionada por uma criança gritando, seja como for não ceda, mas aprenda a arte de produzir bons benefícios usando métodos corretos, como:
1- Jogos
Toda criança ama brincar e por mais nervosa que possa parecer é questão de tempo para se acalmar e receber a influência de comandos. Afinal, diversão é o que faz parte da realidade delas, acalme as crianças com jogos.
- Competir quem grita mais alto;
- Leve-a para ajudar rasgar alguns papéis;
- Competir quem consegue falar mais baixo;
- Brincar de imitar animais que não fazem barulho;
2- Mantenha-a ocupada
Pode-se usar de estratégia com a criança, mantendo-a ocupada durante o período de sua saída. Assim, é bom que explique o que estão fazendo ali.
DICA: No mercado deixe que ela faça parte do que você está fazendo, deixe que o ajude a pegar os produtos da prateleira. Logo, é uma estratégia que despertará seu aprendizado pois verá coisas novas.
3- Socializar
Uma criança gritando é realmente um incômodo, por isso para não ter constrangimentos evite lugares formais demais, estando com crianças é bom ir a lugares frescos e mais arejados, é bom também estar com famílias que possuem crianças para assim envolvê-las.
Desde cedo quanto mais acesso e contato com outras crianças melhor será para elas, no estar juntas aprendem muito umas com as outras e isso as levam a um amadurecimento nessa fase.
Procure ajuda profissional
É importante que sempre procure um especialista em terapia infantil, ele poderá oferecer melhor acompanhamento e tratamento ao caso, ter um profissional qualificado para uma observação fará toda diferença tanto ao menor como aos pais.
É bom ressaltar que vivemos em uma sociedade conturbada, responsáveis devem estar sempre atentos a mudanças e alterações de hábitos que ocorrem de maneira repentina, a criança gritando pode ser uma forma de estar denunciando um abuso sexual infantil.
Não entender o que realmente acontece é a situação de muitos bons pais. Assim, por mais que realizem e façam o melhor na criação de seus filhos sentem-se rodeados de tantas cobranças, não se culpe, busque ajuda profissional e acredite ser uma fase que irá passar.
Quer ler mais conteúdos como esse aqui no Filhos & Poesia? Então, acesse esse link.