A educação infantil é uma fase importante para a formação das crianças. Por isso, como se aproxima o final do ano e o início das matrículas escolares, surgem as dúvidas de como escolher a melhor escola para o seu filho.
Confira a seguir, as principais dicas para facilitar essa escolha, bem como os principais pontos que merecem a sua atenção.
Índice de Conteúdo
O que é educação infantil?
É a primeira etapa da educação básica e atende crianças de zero a cinco anos. Assim, integra aprendizado e cuidado, além de um complemento ao ensino familiar. Portanto, mostram aos pequenos alunos o desenvolvimento motor, social, cognitivo, físico e emocional.
O que considerar para uma educação infantil de qualidade
São vários os pontos que devem ser avaliados na escolha da escola de educação infantil do seu filho. Sendo assim, o primeiro deles é o que você considera importante para que ele se desenvolva como aluno e pessoa.
Portanto, verifique se a instituição possui os mesmos valores que você. Dessa forma, família e escola vão estar com os interesses aliados, o que é bom para a criança.
Passo a passo na escolha da escola
Veja a seguir uma lista com os principais pontos que devem ser levados em conta na hora de conhecer uma nova escola:
- Infraestrutura;
- Localização;
- Quantidade de horas;
- Método de ensino;
- E mensalidade.
É válido dizer que a mensalidade da educação infantil não pode exigir mais do que 25% do orçamento familiar. Assim como, a infraestrutura deve ser adequada e bem equipada para atender as necessidades dos alunos.
A quantidade de horas é outro ponto vital para os pais, em especial para os que trabalham fora.
Projeto Político Pedagógico (PPP)
A seguir listamos os 3 tipos de métodos de ensino mais conhecidos, assim sendo:
- Construtiva;
- Tradicional;
- Montessoriana.
Esses métodos não são tão relevantes quanto o dia a dia da criança na escola. Já que, a forma de aprendizagem, o papel do professor e a relação dos mesmos com o seu filho pesa mais na escolha de uma boa instituição de educação infantil.
Cuidados básicos
Com a pandemia uma série de protocolos de higiene se tornaram obrigatórios para a retomada das aulas. Então, observe bem se essas regras estão sendo seguidas da forma correta.
Atividades diversas
Pergunte se a escola tem o hábito de inserir atividades culturais, música ou esporte na sua rotina. Pois, essas práticas visam ampliar o conhecimento, bem como o desenvolvimento da criança.
Material didático
Esses materiais devem ser atraentes e diversificados, ou seja, a escola deve oferecer atividades diversas com brinquedos de materiais e texturas diferentes. Além disso, uma biblioteca que trabalhe a diversidade e representatividade da criança na educação infantil.
Procure saber também sobre o tempo de exposição das crianças a TV, no período da aula, a fim de evitar possíveis excessos.
7 dicas para escolher uma escola de excelência
Depois de ver alguns pontos importantes, veja então, a seguir, 7 dicas que vão te auxiliar, ainda mais, nessa escolha. São elas:
- Marque visitas em horários diferentes;
- Pesquise sobre a escola;
- Visite todos os ambientes e espaços;
- Tente descobrir quanto tempo a criança passa em sala de aula;
- Entenda o que seu filho vai aprender na escola;
- Confira se a mesma segue a lei e possui os documentos obrigatórios;
- Não tenha medo de perguntar tudo.
Sendo essa última dica a mais importante, assim, anote todas as suas dúvidas.
Visite pelo menos 3 opções de escola, faça uma lista de prós e contras sobre cada uma e depois os compare de forma criteriosa. A tomada de decisão será mais eficaz e assertiva se você tiver esses dados em mãos.