A terapia ocupacional infantil pode ser muito útil em alguns casos, já que pode auxiliar as crianças a se desenvolverem e a lidarem com várias situações da vida.
A terapia ocupacional infantil é uma linha da psicologia que serve para auxiliar a criança a ter habilidades precisas para cumprir suas tarefas do dia a dia. Por isso, é um modo de tornar suas vidas mais fáceis, sejam elas em casa, na escola ou no meio social.
Índice de Conteúdo
O que é a terapia ocupacional infantil?
A terapia ocupacional infantil serve para a criança cria e ampliar habilidades cruciais para a vida. Dessa forma, os terapeutas trabalham com eles em várias áreas para ajudá-los a:
- brincar;
- vestir;
- comer;
- escrever.
Isso tudo permite que elas desenvolvam, por exemplo, a coordenação motora, o lado social, emocional e até questões de autocuidado. Assim, vale a pena saber como o profissional atua e quando a terapia é útil para o seu filho.
Como atua o terapeuta?
Os terapeutas dessa área trabalham com crianças com dificuldades em alguns aspectos. Então, projetam atividades para que elas superem obstáculos e assim, possam evoluir.
Eles têm que considerar as necessidades de cada um para tornar o dia a dia da criança mais simples. Por isso, a meta é capacitá-las para que vivam com plenitude e atinjam o seu potencial máximo.
Como surgiu a terapia ocupacional infantil?
A terapia ocupacional infantil surgiu na década de 1940, quando os profissionais começaram a trabalhar com crianças com deficiência. Mas, hoje, a área evoluiu e inclui uma ampla gama de demandas, como:
- transtornos;
- lesões;
- condições médicas.
Há vários casos onde esse tipo de terapia é uma boa opção e há muitas formas de aplicá-la, variando conforme o perfil de cada pessoa. Dessa forma, a seguir estão alguns modos como ela entra em ação e quais as suas principais dinâmicas.
Como ela é aplicada?
Ela é aplicada de muitos jeitos, incluindo clínicas, escolas e até mesmo a sua casa. Assim, o terapeuta trabalha com a criança e sua família para observar as suas necessidades e criar um plano único que atenda o que ela deseja melhorar.
As sessões incluem atividades divertidas e significativas, como jogos, brinquedos e tarefas diárias, com práticas distintas. Por isso, permite entender quais os caminhos mais adequados para que ela possa aprender.
Quais os benefícios da terapia ocupacional infantil?
As vantagens da terapia ocupacional infantil são muitas, dentre elas, o auxílio no desenvolvimento motor, mas tudo varia segundo o que as crianças precisam. Então, a seguir estão os benefícios que ela oferece, em geral.
Desenvolvimento motor
Ela pode ajudar a melhorar o desenvolvimento motor da criança, para lidar com o dia a dia. Dessa forma, isso inclui habilidades únicas, como as que estão listadas a seguir:
- equilíbrio;
- coordenação;
- força;
- destreza.
Isso é ainda mais crucial para quem tem transtornos, como o Espectro Autista (TEA). Isso porque, elas tendem a ter mais dificuldade nesse aspecto e podem precisar de auxílio.
Lado social e emocional
A terapia ocupacional também atua para melhorar seu lado social e emocional. Dessa forma, isso inclui interação social, resolver problemas e lidar com as emoções, servindo para se desenvolver de modo saudável.
Ter autocuidado
Outro ponto positivo é melhorar o autocuidado da criança, o que inclui que ela faça tarefas básicas, como se vestir, comer e se limpar. Assim, cria uma certa independência e ajuda na autoestima dela.
Quando fazer terapia ocupacional infantil?
A terapia ocupacional infantil é indicada por pediatras ou pedagogos. No entanto, há algumas situações onde esse tipo de cuidado se torna mais comum, como as descritas a seguir.
Transtornos de desenvolvimento
A prática pode ser útil para crianças com transtornos, como o TEA ou o Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Já que, eles tendem a afetar como ela cresce e a ajuda pode facilitar a vida do seu filho.
Lesões e condições médicas
O processo também serve para lidar com lesões ou condições médicas, como paralisia cerebral. Isso porque, elas têm dificuldades para fazer tarefas simples e a terapia colabora nesse aspecto.
Dificuldades na escola
A terapia também serve para auxiliar quem tem problemas na escola, por falta de atenção ou a quem tem dificuldade em aprender. Dessa forma, com ajuda ela pode ampliar seu foco, organização e coordenação motora, para atingir o sucesso escolar.
Como é feita a terapia ocupacional infantil?
A terapia ocupacional infantil pode ser feita de várias formas, o que depende do que o paciente precisa e de como o profissional atua. No entanto, tudo começa com a avaliação inicial, que funciona para saber como ela interage e faz as suas tarefas.
O próximo passo é traçar um plano de tratamento que atenda ao que ela precisa. Assim, deve incluir metas para auxiliar a criança a melhorar suas habilidades e alcançar todo o seu potencial.
As sessões são divertidas e tem que resultar na evolução da criança. Por isso, incluem jogos, brinquedos e tarefas diárias para que ela se desenvolva e assim, tenha mais qualidade de vida.