O que é transtorno bipolar e como identificar em crianças?

O que é transtorno bipolar e como identificar em crianças?

O transtorno bipolar é uma condição que acomete pessoas das mais diversas idades, inclusive, crianças, mas este é um dos diagnósticos mais difíceis da psiquiatria.

O transtorno bipolar é uma condição psiquiátrica que, segundo dados da OMS, atinge milhões de pessoas no mundo. É um transtorno complexo causado por mudanças intensas e inexplicáveis de humor. Entenda mais sobre esse assunto.

Índice de Conteúdo

O que é o transtorno bipolar?

O transtorno bipolar, também chamado transtorno afetivo bipolar, é um distúrbio mental causado por mudanças de humor bruscas e excessivas. Períodos de depressão e euforia também fazem parte dessa condição.

Quais são os sintomas e os tipos de transtorno afetivo bipolar?

Os sintomas são de euforia, irritação, depressão, falta de energia e apetite, agito. Cada período tem seus próprios sinais.

Ou seja, na fase da mania, a autoestima infla, a criança fala rápido, fica distraída e se agita. Já no período da depressão, ela pode perder a fome, se sente mais cansada, desanimada e por fim, com uma forte sensação de um desânimo.

São cinco os tipos de transtorno afetivo bipolar, assim, identificá-los é essencial, pois é uma forma de ajustar e oferecer um melhor tratamento a cada paciente. Os tipos são, por exemplo:

  • fortes sintomas e períodos de mania;
  • tipo 2 – baixos episódios de mania;
  • ciclotímico;
  • induzido por drogas;
  • transtorno induzido por outra doença.

O transtorno tipo 1 impera a mania ao invés da depressão, já o tipo 2 vence o sintoma de depressão. O ciclotímico varia de períodos de mania e depressão, mas não são alterações tão desiguais.

O usuário de drogas pode se intoxicar com o uso de algum remédio e ter reações diferentes do que se esperava para o seu uso. Já para o chamado “transtorno devido a outro quadro clínico”, deixa a pessoa com sensação de tristeza ou desânimo, mesmo que ela já esteja curada.

Já o transtorno afetivo bipolar é um distúrbio que, no geral, está associado ao final da adolescência e início da vida adulta, mas que pode ser desenvolvido mais tardio e na fase infantil. Essa condição em crianças é rara, então, a sua descrição é difícil.

O que é transtorno bipolar e como identificar em crianças?
O transtorno bipolar em crianças é de difícil identificação. Imagem de rubberduck1951 no Pixabay.

Como identificar o transtorno bipolar nas crianças?

O transtorno bipolar em crianças se define por análise clínica, com base nos sintomas identificados, o nível de oscilações de humor e na história do paciente. Por exemplo, o primeiro sintoma pode ser um ou mais quadros de depressão.

Como é o diagnóstico?

A descrição é difícil em crianças, pois no geral elas têm oscilações de humor, porém, é possível identificar quando essa variação dura muito mais do que o normal e se torna um quadro atípico. Portanto, buscar orientações de um médico capacitado é preciso.

O que é transtorno bipolar e como identificar em crianças?
Para tratar o transtorno bipolar, a busca por ajuda profissional é essencial. Imagem de xusenru no Pixabay.

Os tipos de avaliação permitem descobrir qual é o quadro atual e serve para orientar sobre a melhor solução e também, saber qual é o tratamento correto. O médico, então, deve realizar no paciente:

  • entrevista e histórico familiar;
  • sintomas e avaliação psicológica;
  • realizar exame;
  • avaliar ações.

A descrição de uma condição mental não deve ser feita de forma apressada, pois envolve muitas questões emocionais e subjetivas. É um processo que, acima de tudo, deve ser feito com cautela para descartar qualquer outra situação.

Se você ou alguém que você conhece, seja criança, jovem, adulto, homem ou mulher, sente alguma suspeita, não deixe de procurar orientação médica.

Scroll to Top