O TDAH tratamento é um tema muito procurado e vale a pena entender mais sobre esse transtorno para saber como lidar com ele para aumentar a sua qualidade de vida.
TDAH tratamento é um jeito de dar mais qualidade de vida no dia a dia de quem sofre com esse transtorno. Por isso, vale a pena conhecer as principais opções e entender quais são as formas de cuidado que mais se encaixam no perfil de cada um.
Índice de Conteúdo
O que é o TDAH tratamento?
TDAH tratamento, antes de tudo, é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e envolve ações medicinais, terapias e mais. No entanto, é crucial entender como ele funciona para a pessoa ter mais qualidade de vida.
Quais são as principais formas de tratamento?
Para conseguir lidar com o problema, a pessoa tem que ter uma abordagem que combine muitas estratégias. Dessa forma, a seguir estão algumas das principais formas de se cuidar e assim, viver de um modo mais pleno.
Medicação
O uso de remédios é uma das formas de lidar com o problema, mas para usar esse meio é preciso a indicação de um médico. Além disso, eles atuam de modo diferente e cada um serve para um nível de TDAH, como os estimulantes, que ajudam a manter a atenção, como:
- metilfenidato — amplia os níveis de dopamina no cérebro e melhora o foco;
- anfetaminas — aumenta os neurotransmissores do cérebro.
Há também opções não estimulantes que inibem algumas funções cerebrais para impedir que ele trabalhe de modo a impedir sua atenção. Mas, qualquer uso desses tratamentos depende muito do que lhe for indicado por um profissional.
Terapia comportamental
Existem vários tipos de terapia comportamental que ajudam a lidar com o problema e para descobrir a melhor, isso depende do médico. Assim, o uso da TCC é muito comum e visa ajudar a mudar padrões de comportamento.
Sua meta é identificar e modificar padrões de pensamento e atos que contribuam para os sintomas do TDAH. Dessa forma, cria estratégias práticas para melhorar vários aspectos do dia a dia como, os que estão listados logo a seguir:
- gerenciar seu tempo;
- organização;
- resolução de problemas.
Outro benefício desse tratamento é que ele pode ajudar a lidar com pensamentos negativos ou autocríticos. Mas, além desse aspecto, há também o treinamento de habilidades sociais, que ajuda nas interações sociais e a se comunicar.
Intervenções educacionais
Existem outros aspectos que ajudam a lidar com o problema, como mudanças no ambiente escolar. Isso porque, essa é uma estratégia para criar um ensino melhor, que te ajude a aprender com facilidade.
Quem possui TDAH tem que buscar por instruções claras para entender como lidar com as tarefas. Além disso, o ideal é separar elas em passos menores para ser mais fácil compreender e com um tempo maior para as tarefas.
Plano de Educação Individualizada (PEI)
Outro ponto que ajuda a aprender é por meio de adaptações na educação para atender às necessidades de cada criança com transtorno. No entanto, para isso, é crucial fazer uma avaliação única, com base nas suas habilidades.
Essas intervenções visam criar um ambiente de ensino que seja mais compatível com as necessidades da criança. Então, o objetivo é otimizar as condições para o sucesso acadêmico, considerando os desafios que cada um pode enfrentar.
Aconselhamento familiar
Para ter uma vida melhor é crucial que os pais sejam educados e orientados sobre como lidar com os comportamentos e as estratégias de manejo. Além disso, tem que compreender o que é o transtorno, seus sintomas, os impacto na vida e opções de tratamento.
As estratégias de manejo em casa também são ideais para conseguir lidar com a criança com essa condição. Por isso, uma boa orientação sobre como por ideias em prática ajuda a atingir uma boa qualidade de vida.
Como definir o TDAH tratamento?
Para definir a melhor forma de TDAH tratamento é preciso buscar a ajuda de profissionais. Assim, para isso é crucial ter um trabalho em equipe e dar o apoio necessário para quem sofre com o problema.
Os pais são incentivados a trabalharem em conjunto com professores, terapeutas e profissionais de saúde para garantir uma boa vida para a criança com esse transtorno. Dessa forma, é crucial trocar dados sobre o que funciona e desenvolver uma estratégia.
Apoio emocional
Ter apoio emocional é crucial para poder lidar com desafios das emoções. Então, uma criança ou adolescente com TDAH precisa de uma rede de segurança para entender como lidar com as situações e poder se desenvolver melhor na vida escolar e pessoal.
Por que buscar TDAH tratamento?
O TDAH tratamento permite melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o transtorno e pode ajudar tanto a pessoa quanto a sua família. Assim, achar formas de ter mais foco nas tarefas e conseguir concluir suas metas é crucial para se realizar e se sentir pleno.