Desnutrição infantil: como combater?

Desnutrição infantil: como combater?

A desnutrição infantil é uma irregularidade, que quando não tratada, pode causar a morte da criança. Assim, para evitar esse problema, entenda melhor sobre esse assunto por meio deste artigo.

O que é desnutrição infantil?

A desnutrição infantil é uma condição onde a criança não recebe nutrientes que o seu corpo precisa para se manter saudável. Assim, ela acontece quando não há uma dieta adequada com calorias, proteínas, vitaminas e minerais em quantidades suficientes.

Tipos de desnutrição

O quadro se divide em vários tipos e o mais grave é o agudo. Inclusive, ele acontece quando a criança não recebe as calorias cruciais por um longo período. Além dela, há a crônica e a oculta. Mas, para ficar mais claro, veja mais detalhes sobre elas abaixo.

Crônica

A crônica é quando a criança recebe as calorias certas, contudo, carece de nutrientes. Ou seja, é ingerida a quantidade de comida ideal, mas os alimentos consumidos são pobres no aspecto nutritivo.

Um bom exemplo são os industrializados, como um macarrão instantâneo. Afinal, por mais que ele sustente, não faz bem à saúde de forma geral, o que pode levar a desnutrição e outros problemas graves.

Desnutrição oculta

A desnutrição oculta ocorre quando a criança não está recebendo a quantidade de vitaminas e minerais adequados. Ou seja, a alimentação não inclui ferro, vitamina A e outros.

Desnutrição infantil: como combater?
Fornecer alimentos pouco nutritivos pode causar a desnutrição infantil. Imagem do Freepik.

O que a desnutrição infantil pode causar?

A desnutrição infantil pode causar o atraso na evolução física da criança. Desse modo, ela não vai conseguir atingir a altura ideal para a idade. Além disso, há outros problemas que podem ocorrer, como:

  • compromete a evolução cognitiva;
  • fica mais vulnerável as doenças;
  • tendência a ter anemia;
  • suscetível a depressão, ansiedade e mais;
  • problemas nos dentes e nos ossos.

Em casos graves, essa condição pode levar à morte da criança. Então, é crucial saber interpretar os sinais desse problema para resolvê-lo de forma rápida e precisa.

Quais são os maiores sinais da desnutrição infantil?

A perda de apetite repentina pode significar a desnutrição infantil. Isso porque, quando esse quadro acontece, a criança perde o estímulo natural de querer comer de forma saudável. Além disso, há outros sinais claros, como:

  • pele fica mais ressecada e pálida;
  • infecções começam a surgir com frequência;
  • dificuldade para cicatrizar feridas;
  • cabelo começa a cair;
  • massa muscular começa a diminuir;
  • falta de ar repentina.

Quando ela se agrava, alguns órgãos deixam de funcionar da forma correta. Desse modo, em alguns casos, é preciso fazer um transplante ou outro tratamento que pode ser tão invasivo quanto uma cirurgia.

Desnutrição infantil: como combater?
A desnutrição infantil causa apatia intensa na criança. Imagem do Freepik.

Como tratar a desnutrição infantil?

O primeiro passo para tratar a desnutrição infantil é ir a um médico nutricionista. Afinal, só ele vai saber o nível do quadro e os métodos certos para mudá-lo. Além disso, há algumas práticas básicas que podem ser aplicadas, como:

  • mudar a forma de ver a comida;
  • monitorar os resultados.

Muitas pessoas comem sempre o que tem vontade. Mas, isso é muito errado. Já que, na maioria das vezes, esse hábito significa escolher comidas pobres em vitaminas e nutrientes.

Não há problema algum em comer uma pizza, lasanha, churrasco e outros. Mas, isso precisa ser a exceção e não a regra. Então, busque sempre o equilíbrio para ter uma vida saudável.

A mudança deve vir de todos

É crucial que toda a família mude a alimentação para ter bons resultados. Afinal, a infância é um momento da vida em que o pequeno segue a influência das pessoas que estão ao seu redor. Desse modo, os adultos devem ser sempre um bom exemplo.

Outro fator relevante é ter calma. Isso porque, como se trata de uma adaptação, no início, a criança pode não querer provar frutas, legumes e verduras. Então, será crucial criar métodos para deixar esses itens mais atrativos.

Desnutrição infantil: como combater?
É preciso ter paciência para que a criança se adapte a nova alimentação. Imagem do Freepik

Como deixar a comida mais atrativa para as crianças?

Para deixar a comida mais atrativa para as crianças é crucial cuidar do aspecto visual. Ou seja, corte frutas e legumes em formato de coração, estrela, animais e outros. Assim, elas vão achá-la divertida e interessante. Além disso, é bom:

  • preparar a comida em família:
  • oferecer várias opções;
  • fazer refeições em família;
  • não forçar a ingestão;
  • buscar um equilíbrio.

Ao seguir todas as dicas citadas, com o tempo, você vai nutrir corretamente as crianças. Contudo, isso não tira a necessidade de procurar um nutricionista. Afinal, só ele para criar uma dieta completa.

Como evitar a desnutrição?

O primeiro passo para evitar a desnutrição nas crianças é priorizar alimentos sólidos. Isso porque, eles possuem uma variedade de nutrientes cruciais para o grupo. Além disso, tome algumas ações, como:

  • forneça muita água;
  • leia os rótulos dos produtos para saber o conteúdo nutricional;
  • priorize alimentos naturais.

Para evitar esse problema, ofereça uma boa alimentação equilibrada. Assim, será possível ter crianças saudáveis e felizes, para praticar as suas atividades diárias com mais bem-estar e energia.

Scroll to Top