mulher sorrindo segurando um livro com uma garotinha sentada em suas pernas olhando com surpresa para o livroDicas de como começar a alfabetização do seu pequeno de forma simples
DayNight

O começo da alfabetização da criança é um momento especial para os pais. Afinal, mostra que o filho está crescendo e não é mais um bebê. Logo, ele vai aprender a ler e a escrever muitas coisas.

Entretanto, você não precisa esperar que a escola inicie essa fase. Com algumas brincadeiras simples pode estimular a criança a conhecer algumas letras e palavras. Desse jeito, desperta o interesse e a prepara para quando for aprender fora de casa.

Quando iniciar a alfabetização

Em que momento os pais devem introduzir as palavras para a criança? Na realidade, isso pode começar desde os primeiros meses do bebê.

Vale destacar que cada momento requer atividades de alfabetização diferentes. Por exemplo, bebês de 0 a 3 anos são curiosos para ouvir histórias. Sendo assim, os pais podem ler para os filhos com essa idade.

Dos 4 aos 5 anos, eles já conseguem escrever o próprio nome. Além disso, ouvem histórias mais longas e contam as suas próprias. Então, é importante estimular o gosto pela leitura nessa fase com livros infantis.

Atividades para estimular a alfabetização

Você já sabe quando começar a introduzir as palavras, agora resta saber como. Para isso, algumas ações podem ser feitas para fazer a criança aprender de forma divertida.

É importante fazer brincadeira lúdicas de alfabetização. Desse jeito, o seu filho vai se manter interessado. Sendo assim, crie momentos criativos em casa e participe junto com ele.

mulher no sofá com um bebê no colo mostrando a ele um livro infantil
É possível iniciar o processo de alfabetização em casa com algumas dicas bem simples

Figuras e pregadores de roupas

Para a atividade você vai precisar de:

  • Cola (bastão ou líquida);
  • Prendedor de roupa;
  • Caneta de hidrocor permanente;
  • Lápis de cor ou giz de cera;
  • Revista (com uma capa mais dura);
  • Figuras impressas variadas (com duas sílabas, de preferência).

As imagens podem ser para colorir. Então, antes da atividade começar, pinte elas com lápis ou giz junto com seu filho. Assim, ele já fica mais animado com a brincadeira.

Depois pegue a caneta permanente e escreva as letras das palavras em cada prendedor de roupa. Então, é só colar as figuras em um papel mais firme para que elas durem mais tempo. Assim, você pode fazer essa atividade outras vezes.

Agora é só pegar os prendedores com as letras certas e colocar nas imagens. Desse jeito, a criança vai aprendendo a formar as palavras de cada figura, estimulando a alfabetização.

Lata de letras

Uma atividade para ensinar o alfabeto que deve ser feita em grupo. Além disso, também ajuda na concentração.

Você só vai precisar de uma lata de plástico e todas as letras do alfabeto. Para isso, pode escrever cada uma em um papel cortado.

Coloque as letras dentro da lata. Depois, forme um círculo com um pequeno grupo de crianças. Então, a lata deve ser passada de mão em mão.

Enquanto as crianças passam o objeto, ensine-as a seguinte música:

  • Passa a lata pela roda;
  • Sem a roda desmanchar;
  • Quem ficar com a lata;
  • Uma letra vai tirar!

A criança que estiver com a lata no fim da música tira uma letra. Então, deve fazer o som da letra e falar uma palavra que comece com ela.

mulher ajudando uma menininha loira com o dever de casa
Além da alfabetização, também é bacana acompanhar a futura rotina escolar do seu filho

Leia para estimular a alfabetização

Uma das atividades mais simples que estimulam a alfabetização é a leitura. Por isso, é muito importante que você leia para seu filho.

Há muitas obras infantis que podem ser usados. Além disso, histórias como da Turma da Mônica são ótimas e fáceis de achar.

Lembre-se que cada criança é diferente. Sendo assim, cada uma delas pode aprender de um jeito. Portanto, escolha a atividade que mais se adapta com seu filho e se divirta junto com ele!

By Jéssica V. Corrêa

Jéssica é redatora e especialista em criação de conteúdo SEO. Mora em Leopoldina, no estado de MG. Sempre encontrou nos livros uma fonte inesgotável de prazer e inspiração, agora usa a escrita para transmitir seu entendimento sobre diferentes assuntos e conceitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DayNight