A relação entre mãe e filhos é muito importante no desenvolvimento da criança. Afinal, os pais são o primeiro grande exemplo dos pequenos. Porém, não existe uma fórmula certa para um bom relacionamento Entretanto, os pais podem ter atitudes que ajudam na relação, confira quais a seguir.
Índice de Conteúdo
Relação entre mãe e filhos: qual a importância
Uma relação ruim com os pais traz problemas na infância e na idade adulta. Por isso, é importante que desde antes do nascimento o pequeno tenha apoio e amor. Dessa forma, uma boa conexão entre mãe e filhos a criança não sente impotência e desamparo.
Lembre-se: é com os pais que ela aprende a lidar com o mundo. Além disso, a ligação com os responsáveis ajuda também na autoestima.
A psicóloga Ana Carolina Monteiro Grasso diz que um bom relacionamento traz impactos positivos. Afinal, os filhos aprendem a amar quando são amados. Além disso, aqueles que não tiveram um forte vínculo com a mãe pode vir a ter problemas de personalidade como:
- Agem de forma hostil e agressiva;
- Tem uma piora no desempenho escolar e menor autocontrole na sala de aula;
- A saúde mental é afetada de forma negativa;
- Podem ter mais chance de ter ansiedade e depressão.
Como ter um bom relacionamento com os filhos
Estreitar os laços com a criança deve partir da mãe. Afinal, o pequeno não entende muitas coisas e nem como suas atitudes impactam os outros. Entretanto, todo cuidado será retribuído quando existe uma boa relação entre mãe e filhos.
O mais importante é a conversa, confiança e respeito. Desse jeito, a união vai ter como base o amor e a lealdade. Agora, saiba o que fazer para ajudar a fortalecer isso na relação de vocês.
Esteja presente
O filho se sente mal quando seus pais não estão presentes. Por isso, é importante acompanhar cada fase de sua vida.
Apareça quando acontecer algum evento da criança, como um jogo de futebol ou apresentação. Assim, ela vai se sentir amada e vai ver que você realmente se importa.
Críticas construtivas
É preciso ter cuidado na hora de repreender o pequeno. Então, sempre faça críticas construtivas. Do contrário, a relação entre mãe e filhos pode ser afetada.
A autoestima da criança pode sofrer danos se os pais não falarem com cuidado. Por isso, diga sem julgar e seja delicado. Além disso, fale em um momento bom e destaque as qualidades do seu filho.
Ensine
Ter a mãe ensinando é algo que aproxima bastante a criança. Além disso, elas veem os pais como pessoas sábias, superiores.
Pode ensinar qualquer coisa, como uma tarefa doméstica ou até um passo de dança. Desse jeito, a conexão dos dois vai ficar maior.
Você também pode aprender com seu filho, afinal, ele também tem muito para ensinar. Assim, a relação entre mãe e filhos vai ser ainda mais forte.
Não existe relação ideal entre mãe e filhos
Às vezes é comum olhar outras famílias e achar que elas são melhores. Porém, não se prenda nisso, cada uma é diferente e nenhuma delas é perfeita. Por isso, continue ensinando e cuidando dos seus filhos da melhor maneira possível.
Há outras pequenas dicas que podem ajudar a construir uma boa relação, por exemplo:
- Olhe para a criança quando ela falar com você;
- Fale sobre sua vida, conte suas experiências;
- Dê abertura para que o seu filho converse com você;
- Sempre escute e ajude;
- Faça atividades em família;
- Pergunte sobre o dia da criança;
- Seja firme quando necessário.
Sempre converse e mantenha a empatia. Desse jeito, a mãe e o filho vão ficar mais próximos. Assim, as marcas positivas que você vai deixar no crescimento dele farão toda a diferença em sua vida adulta.