É comum as pessoas acreditarem que os dentes nascendo da febre nas crianças. Afinal, geralmente elas ficam irritadas nesse período. Mas, um estudo da Pediatrics trouxe um resultado diferente. Nele, os pais mediam a temperatura dos seus filhos durante os primeiros quatro meses até um ano de vida.
Como resultado, os sintomas mais presentes apareceram quatro dias antes dos dentes romperem. Por exemplo, falta de apetite, salivação excessiva e um leve aumento na temperatura foram alguns deles. Porém, nenhuma criança teve mais do que 38ºC, assim saiba mais a seguir.
Índice de Conteúdo
Veja quais são os sinais por trás dos dentes nascendo da febre
A primeira dentição, de acordo com a American Dental Association, começa entre os quatro e sete meses de vida. Então, fique atento se surgir em seu bebê os seguintes sintomas:
- Vômitos;
- Infecções respiratórias;
- Diarreia.
Um estudo da Pediatrics mostrou que esses não são sinais da primeira dentição. Dessa forma, se a criança apresentar algum deles visite um médico. Afinal, existe a chance dele ter alguma inflamação.
O jornal da American Academy of Pediatrics disse que tanto no dia em que os primeiros dentes nascem, como no seguinte, o seu filho pode apresentar:
- Salivação excessiva;
- Irritação;
- Falta de apetite;
- Nariz escorrendo.
Febre
Na verdade não chega a ser considerado estado febril, ainda mais se a temperatura for superior a 38ºC, certamente não é por causa da primeira dentição. Por isso, o melhor a se fazer nesses casos é visitar um pediatra. Além disso, mantenha cuidados como:
- Dê um banho de água morna;
- Amamente ao invés de dar água fria;
- Induza o bebê a dormir.
Apesar dessas práticas serem eficazes, nada substitui uma consulta ao médico.
Veja como aliviar as dores de dentes nascendo da febre
Chá de camomila é uma boa opção, pois conta com calmantes que trazem alívio para o bebê. Aliás, você também pode congelá-lo em forma de picolé, assim, fica mais refrescante para acalmar a criança.
Você também pode fazer para o seu filho:
- Picolé de leite materno;
- Bem como, palitos de cenoura descascados e frios.
Dores nas gengivas
Quando os dentes estão prontos para apontar, alguns bebês sentem muita irritação na área da gengiva. Por conta disso, massagear a região reduz o desconforto e alivia a dor.
Para massagear as gengivas enrole um pano limpo ou gaze de algodão no dedo indicador. Em seguida, massageie o local por 2 minutos, com leves movimentos circulares.
Outras formas de aliviar as dores de dentes nascendo da febre
A falta de sono também pode acontecer por conta do desconforto e da irritação. Então, veja duas práticas que irão ajudar o seu filho a dormir melhor.
Shantala
Na Shantala, usa-se óleo vegetal para esquentar as mãos. Depois, passe sobre o corpo do bebê fazendo movimentos circulares.
Reflexologia
Durante a Reflexologia você aperta e solta a planta dos pés do seu filho de uma forma leve. Ao mesmo tempo, massageia os dedos fazendo um formato de pinça com o seu polegar e o indicador.
Veja o que os estudos dizem sobre dentes nascendo da febre
De fato, a temperatura sobe durante essa fase dos novos dentes, mas não a ponto de deixá-lo em um estado febril. Então, ter febre por causa dos dentes nascendo é um mito segundo o estudo da Pediatrics publicado em 2011.
Foi descoberto nesse estudo que a temperatura sobe um pouco mais durante os três dias que o dente nasce. Sendo eles, um dia antes de romper, o dia em que nasce e o dia seguinte. Portanto, sempre consulte um médico se a febre for maior do que 38ºC e durar mais do que três dias.