O Dia dos Filhos é uma data pouco conhecida, mas que busca relembrar a importância de ter momentos em família, tanto para as crianças como para os pais.
O Dia dos Filhos é uma data que serve para celebrar esse laço, por isso, é uma boa ocasião para passar um tempo de qualidade juntos, ainda mais quando os pais trabalham fora e não conseguem dedicar a atenção que desejam aos seus pequenos.
Índice de Conteúdo
Quando é o Dia dos Filhos?
O Dia dos Filhos é comemorado no dia 23 de setembro de cada ano. Essa é uma tradição vinda de Portugal, mas que ganhou adeptos no Brasil, como uma oportunidade para celebrar essa relação.
Datas alternativas
Muito embora a data oficial seja em 23 de setembro, há quem atribua o dia 05 de abril como a data em comemoração aos filhos.
Em outras regiões, o calendário também pode mudar, como ocorre nos Estados Unidos, por exemplo. Lá, usa-se o 11 de agosto, que recebe o nome de National Son’s and Daughter’s Day, ou seja, o Dia Nacional do Filho e da Filha.
O Dia dos Filhos existe no Brasil?
O Dia dos Filhos não é uma data oficial no calendário brasileiro, mas há muitas pessoas que celebram essa comemoração. Em alguns lugares, pode ocorrer um evento na escola para promover essa união.
Por que surgiu o Dia dos Filhos?
O Dia dos Filhos surgiu como uma forma de reforçar os laços filiais, uma vez que nem sempre os pais conseguem dedicar total atenção em razão do trabalho. Dessa forma, a data é uma chance de reservar um tempo para passarem juntos.
A comemoração surgiu em Portugal, onde é mais popular, mas ganhou espaço no Brasil e cada vez mais pessoas aderem à celebração.
Como comemorar essa data?
Para festejar essa data, a melhor opção é aproveitar um tempo com os pequenos. Então, veja algumas opções de atividades que é possível realizar em conjunto:
- ir ao cinema;
- fazer um piquenique no parque;
- cozinhar uma refeição juntos;
- improvisar uma barraca na sala;
- sair para passear de bicicleta.
Logo, ao invés de tornar a data uma ocasião apenas comercial, como ocorre em outras situações, o ideal é aproveitar a companhia dos filhos.
Uma data que não vale só para crianças
Muito embora o mais comum seja ver as comemorações com filhos pequenos, a data também é válida para os maiores, ou mesmo já adultos. Afinal, quando crescem e formam suas próprias famílias, é natural uma perda de contato.
Nesse contexto, aproveitar essa data para retomar esses laços pode ser uma ótima chance de relembrar histórias e curtir bons momentos em família. Inclusive, pode se tornar uma tradição para que se repita ao longo das gerações.