Filhos de Gandhy: o mais tradicional bloco do Carnaval

O ativismo de Gandhi ficou particularmente conhecido por desenvolver um método de manifestação de paz e não violento conhecido como Satyagraha, o que inspirou os Filhos de Gandhy.

O afoxé Filhos de Gandhy é um cortejo de carnaval que surgiu com as sequelas da crise política e um dos padrões foi a retenção da liberdade de greve. Desse modo, foi proposta a solução, um bloco para os festejos e assim, influenciar a mensagem de não violência e paz.

Índice de Conteúdo

Como surgiu os Filhos de Gandhy?

Os Filhos de Gandhy surgiram quando um grupo de portuários se reuniram no sindicato em Salvador para falar sobre a falta de trabalho nos portos. Então, na época, um bloco de carnaval não pôde desfilar e surgiu a ideia de mudar para blocos na rua.

Os autores do grupo na rua reconheceram o valor do líder hindu, Mahatma Gandhi, então, adotaram o nome Gandhy. Além disso, ocorreu o assassinato do indiano um ano antes e sua morte causou uma grande repercussão. Aliás, no início, apenas homens seguiam o grupo.

Nos desfiles iniciais, os toques eram marchinhas, com o tempo se dedicaram em especial ao ijexá, pois a maioria dos autores era do Candomblé. Assim, o grupo adotou a cerimônia do padê, realizada há vários anos no Largo do Pelourinho, para manter a origem.

A imagem ilustra sobre filhos de gandhy
Mahatma Gandhi foi a inspiração para o nome do bloco de carnaval Filhos de Gandhy. Imagem de Instagram @gandhyoficial

Qual a importância de Gandhi para o mundo?

O líder político e espiritual Mohandas Karamchand Gandhi, liderou ações ao nível nacional para mitigar a fome, expandir os direitos das mulheres e também:

  • criar coesão étnica e religiosa;
  • eliminar as injustiças do sistema de castas;
  • aplicar a tática da resistência civil não violenta para tirar a Índia do poder exterior.

Em virtude de suas ações, ele esteve preso várias vezes, passou muitos dias na prisão, mas atingiu seu objetivo em 1947. Assim, obteve êxito quando a Índia se libertou da Grã-Bretanha, por sua honra é conhecido como Mahatma, que significa “grande espírito”.

Quantos anos tem o bloco Filhos de Gandhy?

O afoxé Filhos de Gandhy tem 74 anos e desfilou no carnaval de 2023 sob o comando da banda Gandhy, com a presença do filho ilustre de Gilberto Gil. Então, desde a época de sua criação até os dias atuais, o grupo guia da paz um estilo próprio que não parou de crescer.

O grupo é um dos afoxés mais procurados por turistas e baianos, possui uma conta oficial no Instagram chamada de Gandhy Oficial. Além disso, o famoso artista Caetano Veloso é um dos filhos, uma das presenças marcantes na folia e também compõe o bloco.

A imagem ilustra sobre os filhos de gandhy
Os Filhos de Gandhy desfilaram em 2023 sob o comando da banda Gandhy e contou com a presença de artistas famosos como Gilberto Gil. Imagem de Instagram @gandhyoficial

Traje dos Filhos de Gandhy

O traje se inclui nas tradições brasileiras do Candomblé e dos africanos, que por sua parte respeitam aos calundus, a linhagem dos terreiros. Desse modo, as peças incluem um lençol de 2,2 m x 2 m com costura na lateral do corpo do folião e um turbante feito por uma toalha.

Pode finalizar os turbantes com um broche, na cor prata ou azul, e o folião compra para fazer menção aos marajás indianos. Além disso, possui os guias e colares que são feitos de conceitos nas cores azul e branco e são oferecidos ao público, como votos de paz.

Scroll to Top