Os jogos educativos são fundamentais para que a criança consiga crescer e se desenvolver apropriadamente, pois elas aprendem através das brincadeiras.
Os jogos educativos devem estar em toda a infância e sendo cada fase única você deve buscar atividades que melhor se adaptem a ela. Por isso é necessário saber as necessidades de cada uma delas para poder lidar da melhor forma.
Índice de Conteúdo
Quais são os jogos educativos para crianças de 1 ano?
Faça jogos educativos que estimulem a cognição dos bebês, por exemplo, os de construções são ótimos para esse período. Já que ele irá ativar a criatividade e persistência dos pequenos, utilize peças grandes para não ter o risco de serem engolidas.
Você mesmo pode fazer em casa bloquinhos coloridos para que ele brinque, ou também pode comprar as pecinhas de encaixe. Pois 1 ano de idade é a fase onde eles já são naturalmente curiosos e exploradores, então, é ideal aguçar isso.
Também pode optar por comprar argolas e peças que tenham variadas formas geométricas, elas irão estimular mais ainda a coordenação motora fina, bem como, o raciocínio do seu bebê.
Há jogos educativos para crianças de 2 a 3 anos?
Dentre os jogos educativos para crianças de 2 a 3 anos, vale mencionar os quebra-cabeças. Afinal, eles são ótimos para ajudar a desenvolver a habilidade motora fina. Assim, vale investir em brincadeiras que contribuam com a:
- coordenação motora;
- raciocínio lógico;
- atenção;
- percepção.
Nesse período as crianças passam por uma alteração de humor, conhecida como “adolescência da primeira infância” ou “crise dos 2 anos”. Portanto, é uma fase complicada onde você irá precisar entretê-las e diverti-las.
O pequeno também já está mais ativo, então, além de brinquedos com sons e texturas, é legal optar por aqueles que tenham diversas atividades e que possam ser explorados de várias formas.
O que fazer de jogos educativos para crianças de 4 a 5 anos?
Aposte em jogos educativos que sejam atividades lúdicas e de faz de conta, pois eles permitem usar a criatividade e a imaginação, algo que as crianças gostam bastante nessa fase. Procure brinquedos com símbolos, cores e animais.
Faça jogos com regras simples, imitações e desenhos, pois isso contribui para a atenção, raciocínio e criação, vital para o processo de aprendizado. Aliás, uma boa opção é o quebra-cabeças em cubos, ele trabalha o raciocínio e a resolução de problemas.
Normalmente, aos 4 e 5 anos as crianças já conhecem alguns números e letras, isso deve ser estimulado nas brincadeiras, para que ele continue a se desenvolver e aprender. Também é a fase onde se deve explorar o raciocínio lógico.
Quais são os jogos educativos para crianças de 6 a 7 anos?
Nessa idade, a criança já está no primeiro fundamental, então, é hora de investir em jogos criativos mais complexos e difíceis. Ou seja, que tenham relação com:
- matemática;
- cruzadinhas;
- forca.
Esses são jogos que podem ser feitos no papel ou com auxílio de alguma tecnologia. Eles contribuem mais ainda para o ensino dos pequenos. Hoje, existem diversos apps que possuem essas brincadeiras, você pode recorrer a eles de modo responsável.
Quais são os jogos educativos para crianças de 8 a 9 anos?
Nessa idade, os jogos educativos devem incluir brincadeiras psicomotoras, então, jogos de tabuleiro e esportes com regras são uma ótima ideia.
Isso acontece, já que nessa fase os pequenos já estão mais independentes e procuram referência em seus amigos, algumas ideias são:
- amarelinha;
- pular corda;
- vôlei com balão;
- dança das cadeiras;
- adedanha;
- pique-pega e pique-cola.
A lista continua, todos esses jogos feitos em conjunto são ótimos para a socialização da criança. Além disso, ajudam com as habilidades socioemocionais, de comunicação e físicas, elas ainda ensinam sobre o trabalho em equipe e a sua importância.
Tem jogos educativos para crianças de 10 a 12 anos?
Como jogos educativos uma ótima atividade é levar a criança para fazer alguma receita na cozinha, pode ser um doce, por exemplo. Do mesmo modo, ler é muito importante, ela ajuda o seu filho a se comunicar melhor, falar bem e enriquece a mente.
Outra atividade legal é a mímica, nela a criança irá precisar se expressar com gestos e/ou desenhos, sendo criativa. Além disso, fazer uma festa do pijama também é uma ideia incrível, é muito bom e incentiva a independência do seu filho.
Por que essas brincadeiras são importantes?
Nessa fase, as crianças se preparam para a pré-adolescência, estão cheios de energia para socializar e novas descobertas. Então, nessa época é importante ensinar os pequenos a se comunicarem de maneira assertiva.
Com isso, eles encontram muitos caminhos para se expressarem, seja por desenhos, imagens, postura corporal, conversas e expressões faciais. Por isso, para a criança é tão fundamental se comunicar de modo eficiente.
O uso de tecnologias pelas crianças
Os pequenos estão cada vez mais cedo entrando no mundo da tecnologia e apesar de existir muitos jogos educativos, programas e desenhos, é ideal que esse recurso seja usado de modo útil pelos pais, para que não se torne um problema no futuro.