A disciplina positiva tem sido cada vez mais aplicada tendo em vista os efeitos que ela gera na educação das crianças
A disciplina positiva é uma espécie de abordagem que foca em uma educação por meio da gentileza e empatia. Então, entenda como ela funciona e quais as melhores maneiras de aplicá-la neste post completo.
Índice de Conteúdo
O que é a disciplina positiva?
A disciplina positiva é um conceito tanto prático quanto filosófico. Assim, é um modelo educativo que contém diversas características importantes, como por exemplo:
- empatia;
- firmeza;
- afeto.
Hoje em dia, cada vez mais pais entendem a necessidade de educar suas crianças de maneira eficaz e amorosa. Dessa forma, com esse modelo, fica mais fácil entender as necessidades por trás do comportamento dos filhos.
Isso sem contar que esse tipo de disciplina é essencial para trabalhar o autoconhecimento dos pequenos. Além de que ajuda a criar um laço de confiança entre crianças e adultos.
A disciplina positiva na verdade conta com cinco grandes pilares. Assim, o primeiro deles é a conexão. Ela surge quando se cria os filhos sentem que pertencem a uma família.
O segundo pilar é o respeito mútuo que caminha junto da gentileza e firmeza na hora de conversar com os pequenos. Além disso, a eficácia a longo prazo também faz parte disso junto com o foco no desenvolvimento de habilidades e na criação da autoestima infantil.
Como aplicar na prática
A aplicação desse modelo de educação acontece com base nos pilares acima. Então, primeiro de tudo é necessário ser firme e ao mesmo tempo gentil. Assim, você reconhece a criança como um indivíduo e mostra como ser amável.
Estabelecer rotinas e horários no dia a dia é muito importante para a criação do ambiente familiar. Além disso, é a melhor maneira de criar uma conexão com os pequenos.
Um dos grandes tópicos deste tipo de educação não-violenta é que nela, o erro não é visto como algo negativo. Dessa forma, o foco é sempre estimular a criança a se conhecer e seus próprios limites.
Quais os benefícios da disciplina positiva?
Existem diversos benefícios da disciplina positiva, dentre eles a relação saudável entre adulto e criança. Além disso, outras vantagens são grande destaque quando se trata desse assunto, confira.
Autonomia
Esse modelo de educação ajuda a garantir a coragem e independência da criança. Dessa forma, ela se torna capaz de tomar suas próprias decisões de maneira eficaz. Isso sem contar que é uma maneira de superar obstáculos e assumir responsabilidades pelos atos.
Responsabilidade e habilidades sociais
A educação não-violenta é muito importante para que os pequenos entendam o senso de responsabilidade. Portanto, é por meio desse método que se cria um bom diálogo entre adulto e criança.
Um outro fator é que essa tática ajuda o público infantil a trabalhar autoestima, inteligência emocional e paciência. É por isso que cada vez mais a disciplina positiva ganha fãs ao redor do mundo.
Ambiente de aprendizagem saudável
Quando se aplica esse modelo de educação, uma vantagem primordial que se tem acesso é a criação de um ambiente saudável. Assim, os pequenos se sentem confortável para se abrir com os adultos.
Sem falar que um espaço acolhedor é muito útil na hora de lidar com os desafios das crianças. Desse modo, elas conseguem lidar com seus erros e tirar boas experiências deles.
Quais são os grandes nomes da disciplina positiva?
Existem diversos especialistas em disciplina positiva, mas Jane Nelsen sem dúvidas é um dos nomes que mais se destacam. Além disso, Elisania Santos tem livros sobre o assunto e é referência nessa área também.
Jane Nelsen
Autora e coautora de mais de 15 livros sobre desenvolvimento infantil e é um dos maiores ícones quando se fala em disciplina positiva. Além disso, suas obras já estão espalhadas no mundo inteiro e é mãe de 7 filhos e 22 netos.
Hoje, Jane é doutora em educação e terapeuta de casais e trabalha na Califórnia. Ela é um das grandes referências, se não a maior, quando o assunto é educação infantil.
Elisania Santos
Uma outra grande referência no ramo é Elisania Santos. Assim, ela é autora de diversos livros sobre o tema, como por exemplo:
- Disciplina positiva para crianças de 0 a 3 anos;
- Educação não violenta.
O número de profissionais que estão se especializando na área só aumenta. Portanto, acredita-se que em alguns anos ainda mais referências se destacarão nesse meio, contribuindo para seu desenvolvimento.
Vale a pena colocar em prática a disciplina positiva?
A disciplina positiva já se provou muito eficaz e tem feito revolução no comportamento infantil. Portanto, sem sombra de dúvidas esse é um método não violento que vale a pena ser colocado em prática.
Caso tenha interesse, estude ainda mais sobre o tema e procure profissionais da área. Garanta que seu filho tenha o melhor desenvolvimento possível.