bebê feliz engatinhando no chãoEntenda como funciona o processo de balbuciar do bebê
DayNight

O início da fala de um bebê acontece com o balbuciar e é sempre muito esperado. Sendo assim, quando surge seu primeiro “papá” ou “mama”, é normal a emoção tomar conta dos papais.

A criança passa por um processo para chegar a níveis maiores de fala. No qual, consegue criar frases completas e é muito divertido de acompanhar. Portanto, entenda mais sobre essa fase neste artigo.

bebê de 5 meses de olhos azuis sem camisa deitado de barriga para baixo e com a boca aberta
A primeira tentativa de fala do bebê começa pelo balbuciar

Primeiros contatos do bebê com a fala

O primeiro contato do bebê com a comunicação é o choro. Ele ocorre por ter saído do útero confortável e entrado em um lugar diferente. Mas, a partir daí, começa a absorver os sons, tons e palavras que ouve e formar a sua fala.

Pesquisadores apontam que o início da aprendizagem do bebê em relação a fala acontece por ele observar. Aliás, desde muito cedo, ele vê as regras de linguagem usadas por seus pais e percebem como eles a usam para se comunicar.

Todo o processo de o bebê compreender a linguagem começa no útero. Afinal, os batimentos do seu coração entram no compasso dos de sua mãe, em sintonia com sua voz. Assim, dias após o nascimento ele é capaz de discernir a voz dela dos demais.

O choro como linguagem do bebê no início da vida

Após o nascimento, o bebê se comunica por meio do choro. Então, existem algumas formas de descobrir o que cada tipo significa. 

Estudiosos descobriram que há tipos de choro que os bebês emitem para determinadas vontades. Assim, podem ser:

  • Um grito agudo: significa que ele está com fome;
  • Com chorinhos curtos e repetidos: eles podem indicar que a fralda precisa ser trocada.

Com o passar do tempo, os pais começam a entender alguns tipos de choro mais específicos, por exemplo, a diferença entre o de fome e o de cólica.

bebê engatinhando no chão e rindo muito alegre
Descubra aqui quando o seu pequeno vai começar a balbuciar

Quando eles começam a balbuciar

A partir dos quatro meses os bebês começam a balbuciar, ou seja, a falar algumas consoantes junto com as vogais, como “dá-dá”, “mamá”, “papá”.

É nessa fase que começam a tentar falar. Então, surgem as palavras jorradas e sem sentido, mas que para eles é o máximo. Afinal, estão descobrindo movimentos novos com a língua. Por isso, essas palavras vêm acompanhadas de risos deles.

O balbuciar começa a ter sentido

Após os seis meses o bebê começa falar coisas que se pode entender. Isso ocorre porque ele ouve palavras e tenta dizer por conta própria. Portanto, é bom que os pais falem muito com a criança, para ela aprender novos termos e tentar reproduzi-los.

Indo do balbuciar à fala complexas

Após um ano de idade, as crianças começam a formar palavras completas e vão evoluindo em relação ao balbuciar. E, após os dois anos, ela já consegue ter uma conversa simples, expressando suas vontades e desejos.

Quando chega aos 3 anos de idade, as coisas começam a ficar melhores. Afinal, é neste período que ela consegue manter uma conversa normal com adultos e com outras crianças com facilidade. 

Depois, a criança dispara e vira uma verdadeira tagarela, fazendo perguntas e contando o que aconteceu na escola. Mas, não esqueça que os pais precisam desenvolver isso desde muito cedo. Aliás, pode ser feito conversando com elas e lendo em voz alta.

By Lygia Medeiros

Lygia é uma fã de longa data do universo infantil e é autora do blog Filhos & Poesia. Nesse blog ela compartilha seus pensamentos, dicas e experiências sobre crianças e pais. Ela acredita que a criança precisa de amor, proteção, atenção e carinho para crescer saudável e feliz. Ela gosta de criar atividades e jogos para que as crianças possam aprender e se divertir. Lygia é uma grande defensora da educação infantil e acredita que a infância é a melhor fase da vida. É por isso que ela dedica seu tempo livre ao blog Filhos & Poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DayNight