mão feminina adulta segurando a de um bebê com um coração vermelho mais ao fundo

Pós-parto: como controlar as emoções com a chegada de um bebê

Para muitas mulheres, as primeiras semanas e meses do pós-parto trazem à tona várias emoções. Logo, sentir muita alegria, fadiga, solidão, raiva e medo é algo comum.

A mãe descobre então, que precisa definir quem é e se dá conta de que, muitas vezes, deverá pôr os desejos do seu bebê antes dos seus. Por vezes, pode até parecer que cuidar de uma criança que depende de alguém para tudo é um fardo muito pesado.

Causas da mudança de humor 

No pós-parto, há a sensação de que a mulher tenha menos tempo para o seu parceiro e para si mesma. Assim, a mudança de emoções pode estar ligada às alterações hormonais, fadiga e falta de sono.

Claro que a dor nas incisões, seios e mamilos ajudam nesse quadro.  Além disso, o nível de apoio que se tem em casa, os sentimentos sobre o parto e os desejos do bebê também contribuem.

O que esperar do pós-parto

É normal que a mulher se sinta alegre e descansar ou dormir seja mais difícil nos primeiros dias do pós-parto. Afinal, a mãe passa a reviver a emoção do momento e tenta entender a cadeia de eventos que precede a chegada do bebê.

Uma vez em casa, a grandeza do dever de cuidar de um filho 24 horas por dia se instala. Assim, a mãe passa a se sentir confusa sobre o que a criança precisa, logo, estar mais irritada do que o normal ou chorar à toa será comum.

Esses sinais são típicos  do “Baby Blues”, que é um quadro apresentado pela maioria das mulheres no pós-parto. Contudo, é breve e pode durar apenas algumas horas ou até duas semanas. 

Dicas para melhorar o dia

Para lidar com essa situação, você pode:

  • Dormir e descansar;
  • Reduzir as tarefas da casa;
  • Concentrar-se apenas em cuidar do bebê;
  • Obter, se preciso, ajuda com a alimentação infantil.
mulher adulta abraçando um recém-nascido que está envolto em uma manta azul de olhos fechados no peito da mulher
Confira as dicas para lidar bem com as emoções do pós-parto

Transtorno de humor pós-parto

O transtorno de humor pós-parto, ou depressão, ​​é menos comum que o baby blues. Apesar disso, estima-se que 20% a 40% das mulheres sofrem disso. Aliás, ela pode ocorrer a qualquer momento no primeiro ano. 

Em geral, os sintomas são mais nítidos e longos ao comparar com o blues. Mulheres com depressão se sentem inadequadas e sem ânimo para lidar com a vida. 

Podem se sentir muito ansiosas ou ter crises de pânico. Assim, se dão conta de que a vida está saindo do controle e criam a obsessão de impor alguma ordem em sua rotina. É comum ter grandes medos em relação à saúde do bebê ou à sua própria. 

Sintomas

Em geral, dores de cabeça e no peito, coração acelerado, insônia e perda de apetite (ou comer em excesso) é comum. Além disso, algumas mulheres dizem sentir-se irritadas, ansiosas, não querem estar com pessoas ou sentem medo de ficar sozinhas.

Algumas mães têm sonhos ou ideias assustadoras, sentindo que estão em um poço sem fundo. Assim, as mulheres muitas vezes se sentem bravas com o marido ou parceiro.

A DPP pode ser fruto de um parto difícil ou não esperado. Logo, as mães cujos bebês nasceram precoces ou necessitam de atenção especial no berçário correm um risco maior de sofrer de DPP. Logo, entrar em contato com um médico se sentir esses sintomas se manifestarem é muito importante.

Dicas para controlar a emoção pós-parto

Há algumas ações que podem melhorar a sua vida no período pós-parto, portanto, veja quais são:

  • Falar sobre seus sentimentos com o seu médico;
  • Pedir ajuda emocional e física de seu marido, parceiro, família e amigos;
  • Ou ainda procurar outros pais de primeira viagem;
  • Descansar bastante, comer bem e fazer exercícios;
  • Evitar cafeína e álcool;
  • Limitar suas tarefas, assim terá tempo para si mesma também.

Respeite essa sua fase

O mais importante para as mães de primeira viagem é respeitar seus sentimentos pós-parto, ou seja, entender que a alteração de humor é comum e procurar ajuda para que as emoções fiquem sob controle de novo.

Scroll to Top