duas pessoas do gênero masculino sentados em um sofá assistindo Doramas um tabletDoramas
DayNight

Muitas pessoas não sabem o que são doramas. Porém, desde 2012, esse entretenimento da cultura oriental, os doramas, vem ganhando cada vez mais espaço entre os jovens. Conheça as melhores produções e veja algumas dicas que você precisa conferir de perto os melhores doramas.

O que é um Dorama?

O significado de doramas vem da pronúncia em japonês de “television drama”, que representa todo tipo de produção feita para a TV. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o público desse modelo de programa é muito diverso, variando de acordo com o conteúdo. 

O que não falta são opções de doramas para todos os tipos de gostos. Inclusive, essa é uma das coisas que mais chama atenção nessas produções a variedade de assuntos dos doramas. Assim, tem alternativas para um público mais sério e para quem prefere algo mais leve e divertido.

Bandeira da Coreia
Os doramas são muito famosos na Coreia- Imagem: Freepik

Com isso, se você já curte séries e novelas, vale muito a pena dar uma chance para a cultura asiática dos doramas. Então, dentre os gêneros abordados nos doramas:

Como assistir Doramas

Cada categoria de Doramas, conta com inúmeras opções capazes de deixar até os espectadores mais exigentes felizes.

Quais os melhores Doramas?

Agora, se isso despertou o seu interesse para mergulhar no universo dos doramas, calma que tudo pode melhorar. Assim, confira uma lista completa com as produções mais famosas para você conferir de perto.

Meninas oriental faendo um mini coração com os dedos das mãos direita e esquerda e sorrindo, olhando para os seu lado esquerdo
Mini Coração surgiu nos Doramas- Imagem-Freepik

Lista dos 20 melhores doramas:

  1. Atelier
  2. 100 Days My Prince  
  3. Mr. Sunshine
  4. Guardian: The Lonely and Great God
  5. Signal 
  6. The King: The Eternal Monarch
  7. Um pedaço de sua mente
  8. Lovers in Paris 
  9. Memorist
  10. Sky Castle
  11. It’s Okay to Not Be Okay 
  12. I’ll go to you when the weather is nice
  13. Alice
  14. Sandglass 
  15. The School Nurse Files
  16. What is Love 
  17. Itaewon Class
  18. You and I 
  19. Meow, the Secret Boy (Welcome)
  20. Romance is a Bonus Book
  21. Doctor Prisoner

Crie sua lista e divirta-se ao máximo

A seguir, confira um pequeno resumo de cada Doramas. Veja que tem opção para todos os gostos. Assim, ao final monte sua própria lista de prioridades e comece a maratonar aquelas produções que mais chamaram a sua atenção nos Doramas.

1- Atelier: Dorama na Netflix

O dorama Atelier, foi produzido pela Fuji Television em 2015, mas sua estreia aconteceu na Netflix. Assim, essa é uma ótima opção para começar sua maratona. Afinal, ela tem uma linguagem leve e mostra um pouco da cultura asiática.

Na série, a personagem principal, Tokita Mayuko, é uma jovem do interior. Então, pelas reviravoltas do destino, acaba conseguindo um emprego na “Emotion”, uma grande empresa de lingeries.

Dorama Atelier

A diretora dessa organização, Nanjo Mayumi, cobra bastante de Tokita. Além disso, a protagonista precisa aprender a lidar com várias questões sobre o amadurecimento e a vida. É um dos doramas que provocam bastante reflexões.

2- 100 Days My Prince, um dos doramas bem famosos

Esse é um grande sucesso entre os críticos. Afinal, é o quinto entre os Doramas de maior audiência da televisão paga da Coreia do Sul.

A produção do Dorama é indicada para quem gosta de histórias envolvendo a nobreza e escândalos com famílias reais. Dessa forma, o enredo apresenta Lee Yul, sobrinho do rei, que desde criança já é visto como um esnobe por seu status social.

Uma reviravolta  no Dorama 100 Days My Prince

Mulher sentada no sofá assistindo a tv e chorando
Doramas são um sucesso no mundo e causam muita comoção – Imagem: Freepik

Na infância, Yul maltratava os filhos dos camponeses, que tinham medo de sua influência. Mas, tudo muda quando uma menina também de família nobre aparece para mudar a visão do mesmo sobre a vida.

3- Mr. Sunshine é um dos doramas favoritos de muitos

Esse Dorama conquistou a segunda maior audiência de Seul e a quarta maior da TV a cabo sul coreana. Por isso, ganhou o prêmio de Drama do Ano no APAN Star Awards de 2018. Sem dúvida, ter estreado na Netflix, também ajudou bastante na sua popularidade.

Um dos doramas que faz críticas severas, trazendo personagens femininas muito fortes em uma cultura patriarcal. Além disso, Jinie Choii aproveitou bem o seu elenco para abordar um tema bastante delicado, a escravidão.

Uma Dorama que provoca o espectador

O personagem principal nasceu escravo e foi levado para os EUA em 1871. Lá, vive um dilema, em seu país é encarado como americano, mas nos EUA, o definem como coreano.

A trama se desdobra em cima desses eventos e da paixão do jovem Choi Yoo-jin por uma nobre, Go Ae-shin.

4- Guardian: The Lonely and Great God Dorama

Também conhecido como “Goblin”, o Dorama sul coreana de 1 temporada e 16 episódios é uma fantasia com um enredo viciante. Assim, o apelido da série se dá pelo personagem principal, Kim Shin, ser um goblin imortal protetor de almas.

Em um momento, contudo, ele não quer mais viver para sempre. No entanto, para isso ele precisa se casar com uma humana, o que o faz conhecer Ji Eun-tak.

Após seus caminhos se cruzarem, as vidas dos dois e de quem os cerca mudam por completo. Dessa maneira, a trama aborda assuntos menos comuns, o que serviu para atrair o público mais jovem.

5- Signal, um dos doramas baseados em fatos reais

O Dorama Signal possui a sexta maior audiência de todos os tempos da TV à cabo coreana. Aliás, a série foi tão bem recebida pela crítica e pelo público que em 2018 foi lançado um remake japonês dessa produção.

Disponível em várias plataformas de streaming, “Signal” é baseado em fatos reais da própria Coreia do Sul. Em especial, trata de uma onda de assassinatos que aconteceu no país.

Signal Dorama: Uma história com muitas facetas

O enredo conta do Dorama Signal de 3 detetives, que por um walkie-talkie achado, conseguem se comunicar e resolver crimes juntos. Contudo, o maior plot se dá por 2 deles estarem em diferentes épocas. Sem dúvidas, um dos doramas que você não vai querer perder.

6- The King: The Eternal Monarch, novo Dorama

Um lançamento de 2020, essa produção de Dorama Sul Coreana conta com 16 episódios para você maratonar. Além disso, esse é um dos doramas mais famosos na plataforma de streaming Netflix.

A história se passa em duas realidades paralelas. Então, de um lado tem-se uma monarquia e em outro, um governo baseado na democracia. No entanto, tudo começa quando o imperador Lee Gon descobre a existência dessas realidades e tenta acessar o outro mundo.

The King Dorama

Dentro desse cenário ele conhece a detetive Jung Tae-eul. Assim, eles vão trabalhar juntos para deter os inimigos que cruzam a barreira, afinal, ele não foi o único que conseguiu fazer isso. 

7- Um pedaço de sua mente vai te fazer pensar sobre a vida; Dorama

Sem dúvidas uma história para quem não se importa de chorar um pouco. Assim, Um pedaço de sua mente é um dorama e trata das várias formas de amor, tudo em meio ao processo de luto. Então, tem-se Moon Ha Won, um programador de inteligência artificial.

mulher usando rosa com óculos laranja enviando um beijo
Doramas são um sucesso para todas as idades- Imagem: Freepik

O protagonista desenvolveu um dispositivo que guarda a voz e traços da personalidade de uma pessoa. A ideia era ajudar quem sofre com o luto, no entanto, ele termina se apegando ao aparelho.

Nessa mesma narrativa ele conhece Han Seo Woo. Dessa forma, juntos eles vão ter que lidar com o passado e com as suas diferenças. É um dos doramas que vai te fazer refletir muito sobre a vida.

8- Lovers in Paris é um dos doramas coreanos de mais sucesso 

Esse Dorama é outro sucesso coreano que ganhou as telas em 2004. Assim, ele foi o primeiro de uma trilogia e garantiu prêmios como o SBS Drama Awards do ano. Além disso, recebeu um remake filipino em 2009.

Gravado na Europa como “Lovers in Prague” (2005), o segundo da série tem um ar mais glamoroso. Então, o romance surge quando a filha de um famoso diretor de cinema vai estudar em Paris, mas acaba se apaixonando por seu chefe.

A recepção dessa trilogia, finalizada por “Lovers” (2006), foi tão boa que a obra ganhou diferentes adaptações. Aliás, os atores receberam muitos prêmios na época. Sem dúvida, essa é uma ótima aposta para quem gosta de doramas românticos.

9- Memorist é uma mistura de gêneros em um Dorama.

Essa é uma produção de Dorama é baseada no webtoon com o mesmo nome. Assim, a história é sobre Dong Baek, um detetive que sofre com mudanças de humor e tem poderes sobrenaturais. Por isso, ele é uma peça importante para a polícia coreana.

Diante disso, Dong começa a trabalhar com Han Sun Mi em busca de parar um assassino em série. Então, é uma excelente opção para quem curte mergulhar no universo do crime.

10- Sky Castle, um dos doramas com poucos episódios

O Dorama terminou em 2019 com 20 episódios, acima do comum para as produções asiáticas atuais. Além disso, é um dos doramas mais assistidos na TV a cabo coreana até hoje.

Presente também na Netflix, o enredo gira em torno do condomínio que leva o nome da produção, reservado para doutores e professores. Dessa maneira, eles formam uma elite intelectual obcecada por manter seus filhos em altos rankings para ver quem é o melhor.

11- It’s Okay to Not Be Okay 

A história do dorama It’s Okay to Not Be Okay  é  sobre Moon Gang-tae, um agente comunitário que trabalha em um setor psiquiátrico. Além disso, é famoso por sua inteligência, físico e por cuidar sozinho do irmão autista.

Na mesma trama tem-se Ko Moon-young que é uma escritora de livros infantis. No entanto, ela sofre de transtorno de personalidade anti-social. Assim, o dorama vai mostrar essa relação dos dois enquanto desenvolvem um amor pelo outro e lidam com seus passados.

12- Dorama I’ll go to you when the weather is nice

A história da violoncelista no Dorama Hae Won Dorama I’ll go to you when the weather is nice é de que ele se fechou para o amor depois de alguns traumas. No entanto, ao voltar para a cidade onde morou durante o ensino médio, tudo muda. Afinal, ela encontra seu antigo vizinho Im Eun-seob.

Os dois têm vidas muito diferentes e isso vai fazer ambos refletirem sobre si mesmos. Então, é uma história de drama e romance que vale a pena conferir.

13- Alice é um dos doramas para quem curte viagem no tempo

A produção mostra um detetive com dificuldade em lidar com emoções que descobre a viagem no tempo. Assim, várias pessoas conseguem mudar a realidade por meio de um dispositivo chamado Alice.

Diante desse cenário, ele conhece uma fisicista e juntos eles vão superar os limites do tempo e espaço. No entanto, eles estão separados pela morte. Um dos doramas mais intrigantes dessa lista.

Moça na varanda de uma casa com vestido azul e vermelho olhando para o céu
Doramas mechem com a imaginação das pessoas- Imagem: Freepik

14- Sandglass, uma produção marcante 

Apresentado entre janeiro e fevereiro de 1995, ele é um dos mais importantes da Coreia do Sul. Portanto, mesmo sendo mais antigo do que os demais, possui grande aceitação do público.

Ele mostra a opressão que dois amigos enfrentam em um dos momentos políticos mais difíceis no país, as décadas de 70 e 80. Aliás, os personagens principais são um gangster e um promotor.

Sandglass uma inspiração

A produção foi um exemplo para outras produções, como “A Petal” (1996), que também explorou o universo político. Por isso, a novela é até hoje uma das mais bem avaliadas pelos espectadores, com aprovação de 64.5%.

15- The School Nurse Files

O dorama fala sobre a enfermeira Ahn Eun-young que também é professora e exorcista. Então, ela consegue enxergar desejos, emoções e espíritos humanos, que podem ser perigosos para o mundo.

Tudo começa quando uma escola do ensino médio começa a lida com eventos misteriosos e Ahn é contratada. Assim, é lá que ela conhece o professor Hong In-pyo e juntos eles vão trabalhar para desvendar os mistérios do lugar e exorcizar todos os espíritos.

16- What is Love é um dos doramas que fala sobre amor

Escrito por Su-hyeon Kim e dirigido por Park Cheol, a série foi exibida pela emissora MBC em 1992. De fato, seu enredo fala de duas famílias muito diferentes, uma é conservadora e patriota. Por outro lado, a outra é mais moderna.

Um entrelaçado de relações

A história mostra como é importante manter o equilíbrio entre as gerações, enquanto usa de pano de fundo os dramas das famílias. 

O ponto alto é quando uma tem que aprender a lidar com a outra quando um namoro ameaça uni-las. Ao longo dos seus 55 episódios, a trama cativou o público. Por fim, acabou se tornando um dos doramas favoritos da audiência. 

17- Itaewon Class, uma indicação cheia de representatividade

A produção aborda a vida de Park Sae Ro Yi, um garoto expulso da escola por defender o seu amigo de bullying. No entanto, seu pai era funcionário do estudante que foi agredido e acabou por perder o emprego.

Depois disso as coisas só pioram já que o mesmo aluno se torna responsável por um evento que mata o pai do protagonista. Então, Park age de forma violenta e termina preso.

Ao sair da prisão, ele busca realizar seu sonho de abrir um restaurante em Itaewon. Por fim, esse é um dorama que trata também sobre questões de representatividade de forma muito delicada.

18- You and I é um dos doramas antigos que merece sua atenção

Esse foi o dorama de maior sucesso da televisão aberta, exibido entre 1997 e 1998. Portanto, a história gira em torno da família do marinheiro Park Chul e seus quatro filhos, três meninos e uma menina.

O enredo retrata os sonhos e problemas pessoais de cada um. Sem dúvida, merece o título de mais assistido da Coreia do Sul. Enfim, vale muito a pena acompanhar o universo criado por Dae-woo Kim.

19- Meow, the Secret Boy (Welcome)

Uma produção de 2020 que acompanha a vida  de uma designer gráfica que sonha em ser autora de quadrinhos. No entanto, ela está passando por um momento conturbado da vida com um amor não correspondido.

Tudo muda quando Sol-Ah aceita cuidar do gato que a ex de seu amado abandonou. Mas, o que ela não sabia é que o animal consegue ganhar forma humana e se chama Hong Jo. Daí a vida dos dois começa a se entrelaçar ainda mais.

Vale a pena assistir Meow, the Secret Boy?

É um romance leve, divertido que vai te fazer dar boas risadas. Então, se você curte esse gênero, pode ter certeza que esse é um dos doramas que precisa conhecer.

20- Romance is a Bonus Book

Tudo começa quando uma garota mente no seu currículo sobre seu nível acadêmico para conseguir um emprego. Assim, lá ela acaba por se apaixonar por seu chefe. É um drama leve, divertido, mas que fala de amor de uma maneira muito delicada.

21- Doctor Prisoner, um dos doramas que você precisa conhecer

Os fãs de produções criminais e médicas vão amar essa indicação. Então, a história conta sobre um médico que se vê obrigado a trabalhar dentro de um hospital prisional, por ter sido demitido por negligência.

Agora, o drama não para por aí, pois durante a produção ele começa a criar relações com os presos influentes do local. Tudo isso para que ele consiga executar a sua vingança. Por fim, Doctor Prisoner vai te deixar sem fôlego algumas vezes, pode ter certeza disso.

Quais doramas são os melhores?

Com essa lista você já consegue eleger quais serão as primeiras produções que vai maratonar. Então, prepare aquele lanche, dê play no streaming e comece a se aventurar pelo universo dos doramas.

Como assistir doramas em 2023?

Veja nesse vídeo do canal Na Corea Tem – Carol Pardini uma lista de 15 melhores doramas eleito por fãs em votação no site Ranker, nessa lista temos o seguinte ranking:

  1. Inicia com Lee Jong Suk em Pinocchio
  2. 03:00 Mr. Queen
  3. 05:00 Oh My Venus
  4. 05:55 Lee Min ho em The Heirs
  5. 07:15 What’s Wrong With Secretary Kim
  6. 08:18 W: Two Worlds
  7. 09:23 Healer
  8. 10:08 Weightlifting Fairy Kim Bok Joo
  9. 11:35 My Love From The Star
  10. 12:25 Descendants of the Sun
  11. 13:14 While You Were Sleeping
  12. 14:00 Strong Woman Do Bong Soon
  13. 15:01 Goblin
  14. 15:45 Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo
  15. 16:25 Pousando no Amor

 

By Jéssica V. Corrêa

Jéssica é redatora e especialista em criação de conteúdo SEO. Mora em Leopoldina, no estado de MG. Sempre encontrou nos livros uma fonte inesgotável de prazer e inspiração, agora usa a escrita para transmitir seu entendimento sobre diferentes assuntos e conceitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DayNight